Search - Remove Shortcode
Matérias

Quinoa – Conheça o Rei dos alimentos

Escrito por

É um produto riquíssimo em proteína e foi considerado pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação como sendo um “alimento perfeito”.

 

A Quinoa Real é qualificada pela Academia de Ciências dos Estados Unidos também como o melhor alimento de origem vegetal para consumo humano e foi selecionada pela NASA para compor a dieta dos astronautas em vôos espaciais de longa duração, por seu extraordinário valor nutritivo, comparável apenas ao leite materno.

As proteínas que o corpo necessita são compostas de 20 aminoácidos diferentes. Os aminoácidos essenciais são importantes e não são fabricados pelo nosso corpo. Com 23% de proteínas, contém um balanço de aminoácidos atrativo para a nutrição humana devido aos seus altos níveis de lisina e metionina. Conta com 20 aminoácidos, dos quais 10 são essenciais (histidina, isoleucina, leucina, lisina, metionina, fenilalanina, treonina, triptofano, valina e arginina).

Para a Quinoa,o índice 75 significa que, a cada 100 gramas de proteínas ingeridas, 75 são assimiladas. Esse número é considerado alto se comparamos com a carne (60), o leite (72), o trigo (60) e o milho (44). Na Quinua Real são encontradas principalmente as vitaminas A, B6 e B1 e, em menores quantidades, as vitaminas E e C.

A alta concentração de vitaminas do complexo B também contribui para elevar a produção de energia do corpo e a tonicidade dos músculos. Tudo ocorre de forma mais otimizada no organismo. Assim, com o maior volume dos músculos e a produção de energia mais eficiente, o metabolismo humano fica mais acelerado, fazendo com que o gasto calórico seja maior.

É rica em minerais, como ferro, fósforo e cálcio. Com relação aos glucídios (hidratos de carbono), apresentam um valor entre 67% a 74%, essencialmente na forma de amido. Estes valores fazem da Quinoa Real um alimento que oferece uma elevada reserva energética – 347 calorias por 100g.

A contribuição de proteína para o conteúdo de energia total da Quinoa Real é de 23%, dos quais 20% são gordura e o restante, carboidratos. Sua qualidade nutricional é considerada melhor que a da soja, com sais minerais e aminoácidos balanceados.

Apesar de altamente protéicos, os grãos não possuem glúten, proteína encontrada no trigo que impede pessoas celíacas (intolerantes ao glúten) de comer pão, macarrão ou biscoito.

O consumo regular de Quinoa Real auxilia no combate a anemias, problemas urinários, tuberculose, doenças do fígado, desnutrição crônica e osteoporose, atuando na redução de danos gastrointestinais, na integridade do sistema imunológico e na regulação das funções cardiovasculares.

Seu consumo é indicado também para vegetarianos, diabéticos, gestantes e lactantes. A porcentagem de energia liberada pelo ácido linoléico nas sementes de Quinua é 10%, maior que a mais alta recomendada pela Academia Americana de Pediatria para alimentos infantis, onde o conteúdo mínimo é 2,7% de energia na forma de ácido linoléico.

O cereal contém 1,4 vezes mais lisina que a soja, de 2,5 a 5 vezes mais que o milho, 20,6 vezes mais que o trigo e 14 vezes mais que o leite. Suas propriedades estão relacionadas ao desenvolvimento da inteligência, agilidade nos reflexos e outras funções como memória e aprendizagem.

Os aminoácidos são precursores das proteínas necessárias para um melhor rendimento e elasticidade das fibras musculares, sendo indicados para quem quer ganhar ou cultivar músculos, na recuperação de tecidos e células e na produção de hormônios e enzimas. A Quinoa é rica em ômega 3 e 6, gorduras do bem que impedem o depósito de gorduras maléficas nas artérias, ou seja, reduz o colesterol ruim (LDL)

Vale ressaltar que a Quinoa tem boas quantidades de triptofano, outro aminoácido importante, porque está ligado à produção de serotonina na massa cinzenta. Como a substância tem a ver com a sensação de ânimo e de bom humor, é provável que o consumo regular da Quinua ajude a espantar a fadiga e a depressão. Contém ainda 204,2 mg/g de magnésio tranqüilizante natural, que mantém o equilíbrio energético nos neurônios e atua sobre a transmissão nervosa, mantendo o sistema nervoso equilibrado.

Há estudos que apontam para a possibilidade de a Quinoa Real conter fitoestrógenos – substâncias naturais que imitariam a ação de certos hormônios, ajudando a combater os sinais da menopausa. Ao optar pelo consumo de Quinoa Real, existe a vantagem de não aumentarmos a ingestão de gorduras saturadas e colesterol, presentes nas fontes animais e relacionadas ao desenvolvimento das doenças cardiovasculares.

Como consumir?

Da Quinoa podemos comer tanto o grão quando a folha. As folhas podem ser preparadas refogadas, assim como preparamos o espinafre. O grão, que é a forma de mais fácil aquisição, pode ser utilizado de várias maneiras: cozido e temperado como salada, cozido da mesma forma do arroz, utilizado no preparo de sopas, etc.

Além disso, pode-se obter a farinha de Quinoa, que por sua vez é utilizada para preparar mingaus, pães, pudins, massa para panqueca, bolos, biscoitos, entre outros.

O consumo de Quinoa deve ser feito diariamente, na quantidade de 3 colheres de sopa, de preferência associada a um alimento fonte de vitamina C, para melhorar a absorção de seus nutrientes, como por exemplo a laranja, acerola, mexerica, morango, limão, entre outros.

É indispensável lavar bem os grãos de Quinoa em água quente antes de consumí-los, pois a forma crua possui fatores antinutricionais que reduzem o valor biológico de suas proteínas.

A Quinoa complementa também a dieta da gestante, quando o organismo necessita de 10 a 11g extras de proteínas todos os dias, de forma a atender à demanda de desenvolvimento do bebê.

Com todos os benefícios da Quinoa, vale à pena experimentar, você não acha?




O Portal em Forma tem caráter informativo baseado em artigos e textos de fontes reconhecidas. Orienta, mas não substitui o aconselhamento de um especialista, seu diagnóstico ou tratamento. Nunca ignore o conselho médico na busca de tratamento ou melhorias na qualidade de vida e saúde. Um médico, Educador Físico, Personal Trainer ou Nutricionista podem lhe orientar. E se você acha que pode ou está tendo uma emergência médica, procure imediatamente um especialista.


ESTE É UM MATERIAL EXCLUSIVO DO PORTAL EM FORMA. O Portal em Forma não autoriza a cópia parcial ou total de qualquer texto da sua Revista Digital, de acordo com a lei 9610/98. O Portal em Forma também proíbe qualquer tipo de divulgação de seus textos em diretórios e agregadores de links sem a sua autorização. Qualquer cópia será banida.


Redação PEF

Uma Revista Digital com conteúdo atualizado constantemente para informar, orientar e incentivar a prática de hábitos saudáveis.

Pesquisar Anúncios

Após o treino, o que nosso organismo mais precisa é repor as reservas de glicogênio, pois justamente essa reserva é o que possibilita o esforço em ...

 A famosa Dieta Dukan foi criada por um médico francês chamado Dr. Pierre Dukan, há mais de uma década. O regime, bastante ...

Para as mulheres de todas as idades, 7 alimentos possuem altos índices em nutrientes essenciais – ferro, cálcio, magnésio, vitamina K, ácido fólico, ...

 

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account