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Você conhece os superalimentos?

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A industrialização trouxe inúmeros benefícios para o nosso dia-a-dia, mas tem um grande  ponto negativo: o excesso de produtos químicos. Deixam os produtos saborosos, conservam-se por mais tempo, são práticos, muitas vezes basta aquecer no micrrondas. Todavia, esses alimentos são pobres em nutrientes, apresentam ingredientes que, em demasia podem desencadear numerosos problemas de saúde: doenças cardiovasculares, diabetes, infecções, obesidade e câncer.

 

Mas a natureza é perfeita e se encarrega de oferecer alimentos naturais que também podem ser tão gostosos quanto, e que ainda contêm nutrientes, antioxidantes e outros elementos que podem acabar com infecções, suprimir células de câncer, regular os níveis de açúcar do sangue, fortalecer ossos e auxiliar na perda de peso. Os benefícios são incontáveis, a curto, a  longo prazo e provoca melhorias de dentro para fora – corpo saudável e bonito, cabelos sedosos e fortes, mente tranquila e mais disposta.

E os superalimentos não receberam esse apelido por nada. As vantagens do seu consumo frequente vão muito além do simples fornecimento energético.  Não basta almoçar alimentos saudáveis todos os dias se os hábitos de vida também não forem saudáveis. Para você usufruir dos benefícios desses alimentos, é necessários ingerí-los com regularidade e sempre acompanhados de uma dieta saudável. Não adianta consumir iogurte com aveia no café da manhã e à tarde comer batata frita e hambúrguer e à noite uma lasanha. O correto é consumir diariamente a maior variedade possível de alimentos considerados “heróis da saúde”.

1. Água

Não fornece nenhuma energia, porém, a água é tão importante para o bom funcionamento do organismo que pode ser considerada um alimento. Ela é fundamental para o  funcionamento normal do organismo, pois distribui nutrientes pelo corpo, regula temperatura corporal, auxilia o intestino a funcionar direitinho,  elimina toxinas através da urina e da transpiração, contribui para hidratação da pele. Por isso, sua ingestão frequente (pelo menos 2 litros de água por dia)  nos torna mais resistentes e faz o organismo funcionar corretamente.

2. Aveia

Se pudesse escolher um alimento com mais poderes comprovados na nossa saúde diria que é a aveia. Auxilia na redução do colesterol ruim, diminuindo assim o risco de doenças cardiovasculares, regula o nível de glicose no sangue e faz nosso intestino trabalhar muito melhor.

3. Azeite de Oliva

Baixa o LDL, que é o colesterol ruim, e pode prevenir doenças cardiovasculares.

4. Soja

Ameniza os efeitos da menopausa em mulheres, pode prevenir o câncer de mama ou cólon e ainda auxilia na redução dos riscos  de doenças cardiovasculares, pois ajuda a diminuir o colesterol ruim.

5. Tomate

Ele possui grande poder antioxidante, reduzindo a concentração de radicais livres, previne o ataque cardíaco por impedir a oxidação de LDL, ainda previne o câncer de próstata.

6. Alho

Fortalece o sistema imunológico, Combate infecções e pode prevenir alguns tipos de câncer, como, por exemplo, o câncer de próstata.

7. Iogurte

Age na manutenção da nossa saúde óssea e dos nossos dentes por se rico em Cálcio. Além disso, ele possui bactérias benéficas, que auxiliam no funcionamento do intestino, fortalecendo o sistema imunológico e na nossa correta absorção dos nutrientes.

8. Peixe

Alguns peixes como salmão, bacalhau e sardinha são ricos em Ômega 3, e por isso previnem doenças relacionadas ao coração ao aumentar nosso bom colesterol. Consumir peixes gordurosos também protege contra a degeneração macular, uma condição relacionada à idade e que leva à perda de visão, e promove o funcionamento saudável do cérebro. Eles até foram ligados ao alívio da depressão.

9. Castanhas

Frutas oleaginosas, como as castanhas, possuem grande poder antioxidante e são ricas em gorduras do bem, ajudando a reduzir o acúmulo de colesterol ruim. Porém, por serem ricas em gordura, engordam. Logo, as porções diárias não podem passar de 3 a 4 unidades.

10. Mel

Diferente do açúcar, o mel é um adoçante rico em nutrientes. Ele alivia dores de garganta, inibe células cancerígenas e possui propriedades antissépticas.

11. Brócolis

Fonte de fibras, minerais e vitaminas, atua na defesa do organismo, previne doenças cardiovasculares e diabetes.

12. Cebola

Além de possuir pesquisas demonstrando que previne inúmeros tipos de câncer, pode reduzir o colesterol e a pressão sanguínea e ainda pode baixar o nível de açúcar no sangue. A cebola é rica em antioxidantes e, possivelmente, e um dos melhores alimentos de combate ao câncer que se pode comer.

13. Batata doce

Pode prevenir doenças cardíacas, derrames, alguns tipos de câncer e ainda melhorar resistência insulínica, o que pode ajudar a evitar a diabetes. Batata-doces tem mega quantidades do antioxidante betacaroteno, grandes quantidades de vitaminas e sais minerais e muita fibra. As únicas coisas nas quais a batata-doce é magra são gordura, colesterol e calorias.

14. Feijões

Feijões  têm baixo teor de gordura, alto teor de fibra, são ricos em proteína e livres de colesterol. Como o mel, os feijões em grão (preto, branco, rajado, rosinha e grão-de-bico) abaixam os triglicérides, a gordura do sangue que pode causar ataques cardíacos. Eles também baixam os níveis de mau colesterol do sangue (HDL). O alto conteúdo de carboidrato e fibra dos feijões ajuda a regular o açúcar do sangue para manter a diabetes sob controle. OS feijões também podem ajudar a prevenir o câncer de cólon, justamente por serem tão ricos em fibras.

Inclua esses alimentos no seu cotidiano e melhore sua qualidade de vida!




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