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Casca de alimentos pode ser até 10 vezes mais saudável

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Os picadinhos de cascas e talos de alimentos são econômicos e muito nutritivos. Comer as cascas das frutas que consumimos pode deixar nossa dieta ainda mais rica em nutrientes. Isso porque as propriedades encontradas na casca são as mesmas da polpa.

 

O que acontece é que, por seu paladar menos agradável, ela é geralmente descartada. Uma boa alternativa para evitar esse desperdício é fazer farinha com esse material. A farinha, além de nutritiva, não representa nenhum custo adicional no gasto familiar com alimentação.

O ideal é consumir uma colher de sopa de farinha de frutas duas vezes ao dia, para evitar alterações gastrintestinais como gases e diarréia, já que a farinha é rica em fibras. Ela pode ser consumida acompanhando iogurtes, leite, sucos, vitaminas, salada de frutas e até feijão e sopas.

  • A entrecasca da melancia (que fica entre a polpa e a casca) da melancia, do melão e do maracujá pode ser preparada em forma de compota E a de melancia, se refogada com carne moída fica igual a chuchu;
  • As folhas de cenoura e beterraba cruas vão bem na salada. E as de batata doce, couve flor, abóbora, mostarda e rabanete, refogadas;
  • Cascas de laranja, tangerina e maracujá viram maravilhosas geleias. As de maçã e mamão incrementam vitaminas de frutas;
  • Aproveite a água do cozimento da beterraba e das batatas para fazer gelatinas vermelhas ou um arroz colorido;
  • Bata no liquidificador cascas de abacaxi e goiaba, coe e faça um suco, que pode ainda ser  os itens líquidos de receitas de bolos;
  • Sementes torradas e moídas se tornam farinhas no preparo de bolos, pães e biscoitos. Se for preciso complete com farinha normal.

E os 10 alimentos que valem ouro:

  1. Folha da cenoura – rica em ferro, que previne a anemia; cálcio, que fortalece os ossos e favorece a absorção de ferro e vitamina C, que aumenta as defesas do organismo. Ela é levemente picante e pode temperar molhos;
  2. Talo da beterraba – possui flavonoides, que protegem contra o envelhecimento das células. Pique os talos e refogue-os com cebola e alho. Misture com ricota e faça um patê diferente;
  3. Casca da banana – possui vitamina B, que aumenta as defesas do organismo e contém potássio, que auxilia as funções musculares. faça um brigadeiro, batendo as cascas no liquidificador com leite condensado e siga a receita tradiciona;
  4. Casca da berinjela – rica em flavonoides e fibras que auxiliam no bom funcionamento dos intestinos. Utilize elas, refogando as cascas com tomate, cebola e pimentão e faça um delicioso patê;
  5. Casca da laranja – excelente fonte de cálcio e vitamina C. Retire a parte branca da casca e ferva-a três vezes para tirar a acidez. Corte as cascas em tiras e ferva-as em água e açúcar mascavo para caramelizar. cubra com açúcar cristal;
  6. Entrecasca do maracujá – contém fibras. faça uma compota, tire a polpa e ferva a entrecasca até ficar macia. Retire acasca (amarela) e mergulhe a entrecasca em calda de açucar mascavo e canela;
  7. Semente de abóbora – possui fósforo, que retém o cálcio nos ossos  e magnésio que possui ação anti inflamatória. Lave e seque as sementes, depois basta adicionar sal, tostá-las no forno e servir como aperitivo;
  8. Casca do melão – contém alto teor de potássio, que previne cãibras e ativa a circulação. É utilizada sempre cozida, picando-as em cubos e use em refogados e recheios de pizzas. Ou faça geleias;
  9. Talo da rúcula – excelente fonte de vitamina C. Prepare molhos para saladas e carnes, batendo os talos no liquidificador com iogurte e limão até ficar com consist~encia de um líquido cremoso;
  10. Folha de couve flor – rica em ferro, cálcio e vitamina C. Tem o mesmo sabor da couve manteiga, pode ser refogada. Serve como base para charutos de carne, repolho e folha de uva.



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