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Gorduras boas ajudam no emagrecimento?

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Como podemos dizer que as gorduras ajudam no processo de emagrecimento? As gorduras nem sempre são as vilãs, elas podem ser úteis para o nosso organismo, algumas antioxidantes, outras evitam o processo de inflamação e ainda podem até evitar o câncer. 

Mas de quais gorduras estamos falando? 

Das gorduras INSATURADAS, elas são encontradas sob duas formas: poliinsaturadas e monoinsaturadas. As gorduras insaturadas são encontradas nos vegetais, sementes, frutos do mar, oleaginosas, castanhas, óleo de coco, azeite de oliva extra virgem, abacate, nozes, óleo de macadâmia e óleo de amêndoas. Nestas substâncias podemos encontrar o ômega 3 e 9.

As gorduras do tipo poliinsaturadas são ácidos graxos que reduzem os riscos de inflamação, dor, câncer e doenças degenerativas do sistema nervoso central. Este tipo de gordura pode ajudar a emagrecer, uma vez que melhora o aproveitamento da insulina evitando que a gordura fique acumulada no organismo. Elas são encontradas nos óleos vegetais (girassol, milho, soja), peixes gordurosos (salmão, atum, arenque, sardinha, dentre outros), semente de abóbora e linhaça.

Já as gorduras do tipo monoinsaturadas são os ácidos graxos responsáveis pelo alto nível de HDL no organismo e redução do mau colesterol. Este tipo de gordura é encontrada no azeite de oliva extra virgem, oleaginosas (nozes, amêndoas, castanhas e abacate.

 

Óleo de coco é exceção! A única gordura saturada que é exceção, além de ter ação antioxidante, possui vitamina E, que ajuda na redução do LDL e colabora no processo de emagrecimento. Ele tem fácil absorção e não necessita de enzimas para sua digestão, é termogênico e estimula a glândula tireoide.

 Cuidados!

As gorduras que devem ser evitadas são as do tipo saturadas, pois estão relacionadas ao aumento do LDL (chamado mau colesterol). Podem ser encontradas em alimentos de origem animal, como as carnes vermelhas, leite e derivados. Devem ser evitados produtos e óleos processados que contenham gordura trans como o óleo de girassol, soja e milho.
 




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Mirella Pierri

Nutricionista
Nutrição e Consultoria

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