Search - Remove Shortcode
Matérias

Efeitos da bebida alcoólica no organismo

Escrito por

A ingestão de bebidas alcoólicas vem aumentando no mundo e pode trazer malefícios à saúde. Se forem consumidas em grandes quantidades, pode ocorrer dependência, desequilíbrio e carências nutricionais.

Beber muito ou mesmo socialmente aumenta a liberação de cortisol no corpo, o hormônio que quebra músculos e retém gordura. Esta perda de músculo pode significar uma grande desaceleração no metabolismo, fazendo com que seja mais fácil ganhar peso.

 

Há muitos fatores que afetam a perda de peso, tornando o processo mais complicado do que pode parecer. O corpo produz hormônios diferentes em resposta a tipos diferentes de alimentos e/ou bebidas. Perder peso não depende apenas do consumo de calorias, mas também dos tipos de alimentos e bebidas consumidos. O álcool é um dos piores culpados no que se refere a inibir a perda de peso, porque ele quebra o equilíbrio delicado de nutrição, fluídos e hormônios necessários para perder gordura.

Muitas pessoas que fazem dieta tentam compensar as calorias das bebidas alcoólicas comendo menos, mas fazer isso pode levar a comer o dobro depois, porque o álcool por si só tem a tendência de diminuir a inibição do apetite, contribuindo para que você coma exageradamente ou algo que não está prescrito  na dieta. Quem nunca chegou de uma festa e atacou a geladeira?

 

  Uma das principais recomendações para quem quer emagrecer é eliminar o consumo de bebidas alcoólicas, já que o álcool engorda e é considerado uma caloria vazia, porque não é benéfico ao organismo.

 

A hidratação é uma grande aliada do processo de recuperação do organismo, diminuindo os efeitos tóxicos quando consumida antes, durante e depois, auxiliando na eliminação do álcool. Boas escolhas alimentares também ajudam a evitar exageros, assim como a presença de alimentos antioxidantes em sucos e sopas na alimentação facilitando o trabalho de limpeza do organismo.

 

 




O Portal em Forma tem caráter informativo baseado em artigos e textos de fontes reconhecidas. Orienta, mas não substitui o aconselhamento de um especialista, seu diagnóstico ou tratamento. Nunca ignore o conselho médico na busca de tratamento ou melhorias na qualidade de vida e saúde. Um médico, Educador Físico, Personal Trainer ou Nutricionista podem lhe orientar. E se você acha que pode ou está tendo uma emergência médica, procure imediatamente um especialista.


ESTE É UM MATERIAL EXCLUSIVO DO PORTAL EM FORMA. O Portal em Forma não autoriza a cópia parcial ou total de qualquer texto da sua Revista Digital, de acordo com a lei 9610/98. O Portal em Forma também proíbe qualquer tipo de divulgação de seus textos em diretórios e agregadores de links sem a sua autorização. Qualquer cópia será banida.


Mirella Pierri

Nutricionista
Nutrição e Consultoria

Pesquisar Anúncios

Tipo e quantidade de alimentos O objetivo nutricional da refeição pré-exercício é reforçar as reservas de glicogênio nos músculos e no fígado para ...

Logo que a nossa rotina volta ao normal após férias, natal, reveillon, a consciência pesada começa. O verão continua e aquela barriguinha saliente ...

Um corpo perfeito pode ser denominado aquele que desempenha todas as suas funções vitais de maneira eficaz, onde você se sente bem, autoestima ...

 

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account