Search - Remove Shortcode
Matérias

Efeitos da bebida alcoólica no organismo

Escrito por

A ingestão de bebidas alcoólicas vem aumentando no mundo e pode trazer malefícios à saúde. Se forem consumidas em grandes quantidades, pode ocorrer dependência, desequilíbrio e carências nutricionais.

Beber muito ou mesmo socialmente aumenta a liberação de cortisol no corpo, o hormônio que quebra músculos e retém gordura. Esta perda de músculo pode significar uma grande desaceleração no metabolismo, fazendo com que seja mais fácil ganhar peso.

 

Há muitos fatores que afetam a perda de peso, tornando o processo mais complicado do que pode parecer. O corpo produz hormônios diferentes em resposta a tipos diferentes de alimentos e/ou bebidas. Perder peso não depende apenas do consumo de calorias, mas também dos tipos de alimentos e bebidas consumidos. O álcool é um dos piores culpados no que se refere a inibir a perda de peso, porque ele quebra o equilíbrio delicado de nutrição, fluídos e hormônios necessários para perder gordura.

Muitas pessoas que fazem dieta tentam compensar as calorias das bebidas alcoólicas comendo menos, mas fazer isso pode levar a comer o dobro depois, porque o álcool por si só tem a tendência de diminuir a inibição do apetite, contribuindo para que você coma exageradamente ou algo que não está prescrito  na dieta. Quem nunca chegou de uma festa e atacou a geladeira?

 

  Uma das principais recomendações para quem quer emagrecer é eliminar o consumo de bebidas alcoólicas, já que o álcool engorda e é considerado uma caloria vazia, porque não é benéfico ao organismo.

 

A hidratação é uma grande aliada do processo de recuperação do organismo, diminuindo os efeitos tóxicos quando consumida antes, durante e depois, auxiliando na eliminação do álcool. Boas escolhas alimentares também ajudam a evitar exageros, assim como a presença de alimentos antioxidantes em sucos e sopas na alimentação facilitando o trabalho de limpeza do organismo.

 

 




O Portal em Forma tem caráter informativo baseado em artigos e textos de fontes reconhecidas. Orienta, mas não substitui o aconselhamento de um especialista, seu diagnóstico ou tratamento. Nunca ignore o conselho médico na busca de tratamento ou melhorias na qualidade de vida e saúde. Um médico, Educador Físico, Personal Trainer ou Nutricionista podem lhe orientar. E se você acha que pode ou está tendo uma emergência médica, procure imediatamente um especialista.


ESTE É UM MATERIAL EXCLUSIVO DO PORTAL EM FORMA. O Portal em Forma não autoriza a cópia parcial ou total de qualquer texto da sua Revista Digital, de acordo com a lei 9610/98. O Portal em Forma também proíbe qualquer tipo de divulgação de seus textos em diretórios e agregadores de links sem a sua autorização. Qualquer cópia será banida.


Mirella Pierri

Nutricionista
Nutrição e Consultoria

Pesquisar Anúncios

Todo mundo sabe da importância dos suplementos alimentares na vida dos atletas e pessoas no geral, como o próprio nome já diz: Eles “complementam” a ...

O verão está chegando e quem não quer ir à praia com tudo em cima e exibir um abdômen lisinho e definido? Mas para começar, quem quer uma ...

Você sabia que muitos temperos além de dar sabor para os pratos oferecem muitos benefícios para o nosso corpo? Alguns temperos podem ser grandes ...

 

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account