Search - Remove Shortcode
Matérias

Saiba proteger-se do sol e evite o câncer de pele

Escrito por

Ter a pele dourada legitimou-se como sinônimo de beleza. Na busca pelo bronzeamento, vale tomar sol o dia todo e até mesmo substituir o protetor por óleo. A agressão à pele causa queimaduras, manchas, envelhecimento e pode levar a tumores. Graças à exposição ao sol sem proteção, o câncer de pele segue na liderança dos tumores mais comuns no Brasil. O tipo “não-melanoma” é o de maior incidência e baixa mortalidade. Apresenta grandes chances de cura, mas a demora no diagnóstico pode levar a metástases e deformidades graves.

 

Santa Catarina é o estado com mais casos deste tipo de câncer, são 128,77 para cada 100 mil homens. O número tem relação com a cor da pele dos habitantes, quase 90% se declararam brancos no último censo. População que se enquadra no grupo de maior risco: pele e olhos claros.

Conforme a dermatologista Carla Botasso, a radiação ultravioleta ainda é a principal causadora. Em pesquisa da Sociedade Brasileira de Dermatologia, realizada ano passado, 54% dos entrevistados do estado revelaram que se expõem ao sol sem proteção. O que justifica o aparecimento de tumores, comuns após os 40 anos, em pessoas cada vez mais jovens. “O hábito se expor ao sol nos períodos de lazer por longos períodos sem proteção, levou a essa nova incidência”, afirma a médica.

Pessoas que trabalham expostas ao sol fazem parte do grupo de risco. “Mesmo com protetor, a exposição é longa e os filtros não oferecem 100% de proteção. É necessário utilizar bonés e roupas adequadas”, pontua a dermatologista.

Estão no grupo de risco também àqueles com antecedentes familiares de histórico da doença, queimaduras solares, incapacidade para bronzear e pintas. A médica alerta para os sinais como feridas na pele, cuja cicatrização demore mais de quatro semanas, variação na cor de sinais pré-existentes, manchas que coçam, ardem, descamam ou sangram.

A doença

Câncer da pele é o crescimento descontrolado das células da pele. Os “não melanomas” se dividem em carcinomas basocelulares e espinocelulares. Com menor incidência, o melanoma é o mais perigoso. O diagnóstico é feito através do exame clinico e confirmado com biópsia.

O basocelular representa 70% dos casos e está ligado à exposição solar acumulada, mais comum após os 40 anos. Apresenta evolução lenta e raramente provoca metástase, mas pode destruir os tecidos à sua volta, atingindo cartilagens, músculos e ossos.

O espinocelular também surge por meio de uma ferida, mas evolui de forma mais rápida, pode provocar metástase e é acompanhado de secreção e coceira. Entre suas causas estão exposição prolongada ao sol sem proteção, principalmente, tabagismo, exposição a substâncias químicas e alterações na imunidade. Pode surgir de cicatrizes antigas ou feridas crônicas em qualquer parte do corpo, até mesmo em órgãos genitais.

A receita de prevenção é antiga: evitar a exposição entre 10 e 16h – horário de verão, durante a exposição usar chapéus, camisetas e aplicar filtro solar com fator de proteção de, no mínimo 15, a cada duas horas. Na praia, a médica aconselha o uso de barracas de algodão ou lona, que absorvem 50% da radiação ultravioleta, diferente do nylon, que deixa ultrapassar 95% dos raios UV.




O Portal em Forma tem caráter informativo baseado em artigos e textos de fontes reconhecidas. Orienta, mas não substitui o aconselhamento de um especialista, seu diagnóstico ou tratamento. Nunca ignore o conselho médico na busca de tratamento ou melhorias na qualidade de vida e saúde. Um médico, Educador Físico, Personal Trainer ou Nutricionista podem lhe orientar. E se você acha que pode ou está tendo uma emergência médica, procure imediatamente um especialista.


ESTE É UM MATERIAL EXCLUSIVO DO PORTAL EM FORMA. O Portal em Forma não autoriza a cópia parcial ou total de qualquer texto da sua Revista Digital, de acordo com a lei 9610/98. O Portal em Forma também proíbe qualquer tipo de divulgação de seus textos em diretórios e agregadores de links sem a sua autorização. Qualquer cópia será banida.


Redação PEF

Uma Revista Digital com conteúdo atualizado constantemente para informar, orientar e incentivar a prática de hábitos saudáveis.

Pesquisar Anúncios

Após o treino, o que nosso organismo mais precisa é repor as reservas de glicogênio, pois justamente essa reserva é o que possibilita o esforço em ...

Não há como evitar a exposição diária às toxinas presentes em diversas substâncias dos alimentos industrializados, dos agrotóxicos, da poluição do ...

Quem não gostaria de saltar da cama e dar de cara com aquela cena de novela com uma fartura de pães fresquinhos, sucos de frutas, iogurtes, queijos e ...

 

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account