Search - Remove Shortcode
Matérias

Cuidados fundamentais para qualquer tipo de pele

Escrito por
Para saber como cuidar da pele de forma eficaz, é importante saber primeiro que cuidados com a pele dependem muito do tipo de pele que cada um tem.
No entanto, sem entrar em recomendações específicas baseadas no seu tipo de pele, existem CUIDADOS que você pode e DEVE considerar, é um conjunto de atividades comuns a todos os tipos de pele.

Estes são os 5 cuidados fundamentais que você deve seguir para saber como cuidar da pele corretamente:

1. Limpar a pele
É importante limpar a pele duas vezes ao dia, de manhã e à noite, para evitar o acúmulo de oleosidade e resíduos de maquiagens, outros produtos, poluentes e poeira. O acúmulo de sujeira na pele leva ao entupimento dos poros, e favorece o aparecimento de cravos e espinhas, além de contribuir para o envelhecimento precoce.
É recomendável usar um sabonete adequado para face, preferencialmente, líquido. Para as peles oleosas e mistas, o ideal é optar por sabonetes à base de ingredientes adstringentes com alfa-hidroxiácidos e enxofre, ingredientes que favorecem a remoção das impurezas e a desobstrução dos poros. No caso das peles secas e normais, o ideal são os sabonetes líquidos, com PH neutro, e complementação do processo com loção ou leite (creme) de limpeza. 2. Tonificar
Os tônicos ajudam a remover os traços de óleo, sujeira e maquiagem que o sabonete pode ter deixado durante a limpeza. Se quiser, pode usá-lo para retirar a maquiagem também. 3. Hidratar
Uma boa hidratação auxilia na manutenção do viço e da beleza da pele, além de manter a integridade da camada de proteção cutânea e evitar problemas como descamação, ressecamento, envelhecimento precoce, irritações e infecções.
Assim, diariamente, é preciso usar hidratantes adequados a cada tipo de pele e específicos para o rosto e o corpo. É bom lembrar, que as peles oleosas também precisam de hidratação. Nesse caso, recomenda-se usar um produto oil-free, que é à base de água e não aumentará a oleosidade da pele.
Uma boa hidratação deve ser feita por dentro e por fora. Por isso, além do uso de produtos específicos, recomenda-se a ingestão diária de, no mínimo, dois litros de água.
Veja outras medidas que ajudam a manter a pele bem hidratada:
• Evitar exposição excessiva ao sol;
• Manter uma dieta rica em frutas e verduras, que contenham muitas fibras;
• Evitar o uso excessivo de buchas, banhos muito quentes e prolongados, principalmente no inverno; 4. Esfoliação da pele
Outra dica importante é esfoliar a pele duas vezes por semana. Retirar as células mortas, é importante para dar uma aparência mais viçosa à pele e estimular a renovação celular. 5.Proteção Solar
A exposição à radiação ultravioleta (UV) tem efeito cumulativo e penetra profundamente na pele, sendo capaz de provocar diversas alterações, como o bronzeamento e o surgimento de pintas, sardas, manchas, rugas e outros problemas. A exposição solar em excesso também pode causar tumores benignos (não cancerosos) ou cancerosos, como o carcinoma basocelular, o carcinoma espinocelular e o melanoma. Na verdade, a maioria dos cânceres de pele está relacionada à exposição ao sol, por isso todo cuidado é pouco. Ao sair ao ar livre procure ficar na sombra, principalmente no horário entre as 10h e 16h, quando a radiação UVB é mais intensa. Use sempre protetor solar com fator de proteção solar (FPS) de 30 ou maior. Para escolher seu foto protetor, em primeiro lugar, devemos verificar o FPS, quanto é proteção quanto aos raios UVA, e também se o produto é resistente ou não a água. A nova legislação de filtros solares exige que tudo que o produto anunciar no rótulo, deve ter testes comprovando a eficácia. Outra mudança é que o valor do PPD que mede a proteção UVA deve ser sempre no mínimo metade do valor do Filtro solar. Isso porque se sabe que os raios UVA também contribuem para o risco de câncer de pele. É importante lembrar que usar apenas filtro solar não basta. É preciso complementar as estratégias de fotoproteção com outros mecanismos, como roupas, chapéus e óculos apropriados. Também é importante consultar um dermatologista regularmente para uma avaliação cuidadosa da pele, com a indicação do produto mais adequado.



O Portal em Forma tem caráter informativo baseado em artigos e textos de fontes reconhecidas. Orienta, mas não substitui o aconselhamento de um especialista, seu diagnóstico ou tratamento. Nunca ignore o conselho médico na busca de tratamento ou melhorias na qualidade de vida e saúde. Um médico, Educador Físico, Personal Trainer ou Nutricionista podem lhe orientar. E se você acha que pode ou está tendo uma emergência médica, procure imediatamente um especialista.


ESTE É UM MATERIAL EXCLUSIVO DO PORTAL EM FORMA. O Portal em Forma não autoriza a cópia parcial ou total de qualquer texto da sua Revista Digital, de acordo com a lei 9610/98. O Portal em Forma também proíbe qualquer tipo de divulgação de seus textos em diretórios e agregadores de links sem a sua autorização. Qualquer cópia será banida.


Dra. Gisele  Zomer

Fisioterapeuta Dermato Funcional

Mais recentes de Dra. Gisele Zomer

Pesquisar Anúncios

Eu sempre fui contra a prática de atividade física em jejum mas cada pessoa tem sua opinião e tem a liberdade de pensar como quiser né? 

 A famosa Dieta Dukan foi criada por um médico francês chamado Dr. Pierre Dukan, há mais de uma década. O regime, bastante ...

Um corpo perfeito pode ser denominado aquele que desempenha todas as suas funções vitais de maneira eficaz, onde você se sente bem, autoestima ...

 

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account