Search - Remove Shortcode
Matérias

Saúde é o Foco!

Escrito por
Você quer se preparar para o verão? E que tal se preparar para todas as estações? Isso mesmo! A meta a partir de agora é VIDA SAUDÁVEL durante o ano inteiro.
Vou mostrar a vocês que não é nada difícil manter uma rotina saudável... Você só precisa querer. Isso basta! Nada de passar sufoco e restringir milhões de coisas. Você pode ter uma vida saudável com hábitos deliciosos, prazerosos e ser muito feliz assim.
O PRIMEIRO PASSO O primeiro passo para ter uma rotina saudável é ter uma meta, um objetivo a ser alcançado. Você precisa fazer uma análise do que você é hoje e ter em mente como foco principal o que você quer ser amanhã! Tudo que você quer, você pode! Acredite!
Tendo seu objetivo definido, você pode começar agora a mudar a sua vida acompanhando a cada edição do Saúde em Foco estas valiosas dicas de saúde e bem estar! OK, EU QUERO! MAS POR ONDE DEVO COMEÇAR? Se você quer, você já deu o passo mais importante. Comece agora e alcance seus objetivos. Vários itens são importantes no que diz respeito a ter hábitos saudáveis. Todos sabem que ter uma boa alimentação e praticar atividades físicas regularmente são itens indispensáveis, mas por que nem todos conseguem levar isto a sério? Falta de tempo? Falta de vontade?
Acredito que muitas pessoas ainda não tem hábitos saudáveis por falta de informações necessárias, por não saberem nem por onde começar ou quem sabe por estarem precisando de um estímulo. Se você se encaixou nesta ultima frase, aqui está o que você precisava. Vou te ajudar a começar. Se você acha que já tem hábitos saudáveis, leia este texto até o final e tire suas conclusões. Vou começar essa série de dicas indispensáveis falando sobre a coisa mais importante no que diz respeito à saúde, SUA ALIMENTAÇÃO! Chega de seguir dietas da moda, dieta da sopa, dieta da lua, dieta dos pontos ou dietas que cortam tudo. Você corta açúcar, corta glúten, corta carboidrato, corta gordura, corta fibra, corta fruta, corta lactose e aproveita e corta os pulsos né? Vamos falar do que é concreto! Você PRECISA procurar um Nutricionista. Veja bem, não estou dizendo que procurar um nutricionista pode ser legal para você. Estou dizendo que você PRECISA! Todos nós precisamos! A alimentação é a peça chave para qualquer resultado. Não adianta você treinar na academia todos os dias com todas as suas forças e ingerir a quantidade errada de carboidratos, calorias, proteínas, vitaminas, etc. Seus treinos irão demorar muito para render bons resultados. Se você tem péssimos hábitos alimentares, não preciso nem explicar o porque de você procurar um nutricionista. Se você acha que tem bons hábitos alimentares, vou te contar uma coisa, você pode estar se enganando! Não tem como você adivinhar o que você precisa comer e em qual horário. Quem pode fazer este programa alimentar calculando o que você gasta de calorias durante a semana e o que você precisa ingerir para suprir suas necessidades diárias é o Nutricionista. Ele estudou para isso e pode nos passar com precisão o que devemos ingerir em qual horário. Se você come tudo light, diet, sem glúten, sem açúcar, sem lactose achando que está abafando, deixa eu te contar outra coisa, você não deveria fazer isso sem indicação nutricional ou médica. Você até pode fazer isso alguns dias da semana, porém não todos. Como você vai abolir ingredientes da sua vida sem saber se o seu corpo necessita disso? Vou pegar o glúten como exemplo. A doença celíaca é uma intolerância ao glúten. Quem tem este tipo de doença não pode ingerir alimentos com glúten, OK! Mas você tem doença celíaca? Não? Então mesmo o glúten sendo uma proteína complexa, seu tubo digestivo está completamente preparado para digeri-la. Porque você vai cortar completamente o glúten da sua vida? Existem coisas super saudáveis que contém glúten e podem ser ingeridas com moderação. Existem pães com quantidades excelentes de fibras que podem ser inseridos no seu programa alimentar. Sem falar na sua vida social, você vai abrir mão de tudo que é prazeroso só porque está na moda cortar o glúten? Se quiser diminuir a ingestão de glúten, procure um nutricionista para que ele faça um rodízio para você colocando o glúten em apenas alguns dias da semana.
Se você cortar o glúten por completo sabe o que pode acontecer? Você pode dificultar a detecção da doença celíaca pois seu exame de sangue não vai conseguir identificar a presença de anticorpos que só aparecem quando há o contato com a proteína. Você vai gerar assim um resultado FALSO NEGATIVO mascarando a doença e correndo o risco de desenvolver um câncer de intestino que é o estágio final desta doença celíaca quando não tratada. Aí eu te pergunto, vale a pena? Pare de tentar adivinhar o que você precisa comer! Procure um nutricionista e passe a ter um programa alimentar com tudo que você precisa, sem cortar nada que seja realmente necessário cortar, sem viver se privando de coisas que você gosta de comer e que talvez possam não te fazer mal! Lembre-se:
A dieta feita para outra pessoa não serve para você e vice-versa!



O Portal em Forma tem caráter informativo baseado em artigos e textos de fontes reconhecidas. Orienta, mas não substitui o aconselhamento de um especialista, seu diagnóstico ou tratamento. Nunca ignore o conselho médico na busca de tratamento ou melhorias na qualidade de vida e saúde. Um médico, Educador Físico, Personal Trainer ou Nutricionista podem lhe orientar. E se você acha que pode ou está tendo uma emergência médica, procure imediatamente um especialista.


ESTE É UM MATERIAL EXCLUSIVO DO PORTAL EM FORMA. O Portal em Forma não autoriza a cópia parcial ou total de qualquer texto da sua Revista Digital, de acordo com a lei 9610/98. O Portal em Forma também proíbe qualquer tipo de divulgação de seus textos em diretórios e agregadores de links sem a sua autorização. Qualquer cópia será banida.


Juliana Rosano

Graduação em Educação Física
Pós Graduação em Musculação e Treinamento de Força pela Gama Filho-RJ

Mais recentes de Juliana Rosano

Pesquisar Anúncios

Tipo e quantidade de alimentos O objetivo nutricional da refeição pré-exercício é reforçar as reservas de glicogênio nos músculos e no fígado para ...

Após o processo de emagrecimento, é normal observar o corpo mais flácido, porque perde-se boa parte do tecido adiposo e cria-se um vão entre o ...

Alimentar-se de maneira saudável pode também contribuir no orçamento do mês. Uma alimentação balanceada traz não só efeitos positivos para a saúde, ...

 

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account