Search - Remove Shortcode
Matérias

Você sabe como anda sua saúde?

Escrito por

Já parou para se perguntar quando foi a última vez que fez uma consulta médica? Algumas doenças são silenciosas e não possuem sintomas até já estarem completamente instaladas e afetando sua saúde. 

É importantíssimo consultar um médico e fazer alguns exames com periodicidade (em geral, anualmente).
Mas afinal de contas, para que serve um checkup laboratorial?
Um checkup laboratorial é uma série de exames de rotina realizados para avaliar o estado geral da saúde do paciente. Os exames que fazem parte de um checkup dependem do sexo, idade e características próprias, como tipo de atividades que realiza, hábitos de vida e histórico familiar de doenças. 
Procure um médico e faça uma consulta, ele é o profissional que avaliará e solicitará os exames mais indicados para o seu caso.

 

Listamos abaixo alguns dos exames mais rotineiramente solicitados pelos médicos, como checkup laboratorial:

HEMOGRAMA: Constitui importante exame no auxílio diagnóstico para doenças hematológicas e sistêmicas, proporcionando a avaliação dos três componentes principais do sangue periférico (eritrócitos – glóbulos vermelhos, leucócitos – glóbulos brancos e plaquetas). O hemograma pode indicar possíveis infecções, anemias ou distúrbios na coagulação sanguínea.

 

GLICOSE: As concentrações de glicose sanguínea em jejum e a tolerância a uma dose de glicose padronizada são usadas para diagnosticar e monitorar o tratamento do Diabetes Mellitus, ou alterações do metabolismo dos carboidratos (açúcares). 

 

COLESTEROL TOTAL E FRAÇÕES: O colesterol é um tipo de gordura presente nas células, fundamental para o bom funcionamento do organismo. No entanto, ter os níveis de colesterol total alto no sangue aumenta o risco de doenças cardiovasculares.  Mais importante que saber qual o valor do colesterol total, é saber o valor de suas frações: HDL-colesterol, LDL-colesterol e Triglicerídeos. 

O LDL colesterol é utilizado na avaliação do risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares; quanto maior for seu valor, maior será o risco. Já, o HDL-colesterol atua como protetor das paredes das artérias, portanto, quanto maior for seu valor, menor o risco. Entretanto, quando a concentração de HDL-colesterol é muito baixa, o risco de desenvolver uma doença cardiovascular também pode aumentar. Em relação aos triglicerídeos, são as principais gorduras do nosso organismo e compõem a maior parte das gorduras de origem vegetal e animal. Níveis elevados de triglicerídeos na circulação estão associados à deposição de gorduras nos vasos e aterosclerose, aumentando o risco de doenças cardiovasculares.

 

TSH e T4 LIVRE: A medição dos níveis sanguíneos de dois hormônios, o hormônio estimulador da tireóide (TSH) e a tiroxina (T4), dosado preferencialmente em sua forma livre (T4L), são muito importantes para auxiliar no diagnóstico de alterações de funcionamento da glândula tireóide, como o hipotireoidismo e o hipertireoidismo.

 

ASPARTATO AMINOTRANSFERASE (AST) / ALANINA AMINOTRANSFERASE (ALT): Enzimas presentes dentro das células do nosso organismo, sendo responsáveis pela metabolização de algumas proteínas. Predominantemente hepáticas, permitem avaliar a saúde do fígado.

 

GAMA-GLUTAMILTRANSFERASE (GGT): Enzima produzida pelo fígado e vias biliares, permite avaliar a condição dos órgãos envolvidos (fígado e vias biliares), já que sua produção aumenta consideravelmente após danos a esses órgãos.

 

UREIA / CREATININA: Exames que avaliam a função dos rins. Elevações dos valores dessas duas substâncias é a principal forma de se diagnosticar precocemente doenças renais. Os níveis sanguíneos de creatinina aumentam à medida que ocorre a diminuição da filtração do sangue pelos rins. A concentração da creatinina no sangue de indivíduos normais é praticamente constante, apresentando uma variação em relação ao sexo e ao volume de massa muscular. Por isso, seus valores costumam serem maiores nos homens e nos atletas do que nas mulheres, nas crianças e nos idosos.

Já, a ureia não é produzida constantemente durante o dia e a sua concentração sanguínea pode variar com a ingestão protéica, sangramento gastrintestinal e mesmo o uso de alguns medicamentos. A relação entre a ureia e a creatinina sanguínea podem ser úteis, particularmente quando se avaliam pacientes com quedas abruptas da taxa de filtração glomerular.

FERRO / FERRITINA: Níveis baixos de ferro e ferritina (responsável por reservar o ferro no organismo) geralmente ocorrem em alguns tipos de anemia. É importante dosar seus valores para diagnosticar, ou mesmo acompanhar o tratamento dessas anemias.

Dosagem de vitaminas e minerais como ácido fólico, vitamina D, vitamina B12 e selênio, e alguns metais como cobre, zinco, alumínio e cromo auxiliam na avaliação de carências nutricionais ou possíveis intoxicações, que em longo prazo podem evoluir ou contribuir para alguma patologia mais séria.
 




O Portal em Forma tem caráter informativo baseado em artigos e textos de fontes reconhecidas. Orienta, mas não substitui o aconselhamento de um especialista, seu diagnóstico ou tratamento. Nunca ignore o conselho médico na busca de tratamento ou melhorias na qualidade de vida e saúde. Um médico, Educador Físico, Personal Trainer ou Nutricionista podem lhe orientar. E se você acha que pode ou está tendo uma emergência médica, procure imediatamente um especialista.


ESTE É UM MATERIAL EXCLUSIVO DO PORTAL EM FORMA. O Portal em Forma não autoriza a cópia parcial ou total de qualquer texto da sua Revista Digital, de acordo com a lei 9610/98. O Portal em Forma também proíbe qualquer tipo de divulgação de seus textos em diretórios e agregadores de links sem a sua autorização. Qualquer cópia será banida.


Omar Amin Ghanem Filho

Presidente do Grupo Ghanem, graduado em Farmácia-Bioquímica, Administração e Mestre em Gestão Estratégica das Organizações.

Mais recentes de Omar Amin Ghanem Filho

Pesquisar Anúncios

  Quantas calorias devo ingerir para aumentar a minha massa muscular? Qual suplemento posso comprar para aumentar minha massa magra? Será que vou ...

A partir dos 30 anos, com a redução gradativa do ritmo do corpo, há maior facilidade em ganhar peso, que geralmente está associada à perda de massa ...

Ficou na dúvida na hora de escolher o grelhado? E o Salmão é mais calórico que frango grelhado? Qual é o mais saudável?

 

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account