Search - Remove Shortcode
Matérias

Depilação a laser

Escrito por

Pelo excessivo e indesejado é um problema que afeta pessoas, independente de idade, sexo ou origem étnica! Uma forma de eliminação rápida e com efeitos duradouros é desejada por homens ou mulheres. 

Mesmo a pilosidade normal, como axila e virilha, acabam por se tornar um problema, pela necessidade frequente de submeter-se a processos desagradáveis e pouco eficientes de remoção. Outro problema são as dermatites geradas pelo próprio pelo, ou pelo método com que foi retirado.
Na última década, ingressou no mercado o laser e as tecnologias baseadas na luz, administradas por profissionais, onde se estabeleceram novos protocolos de tratamento de epilação, que se tornam eficazes na redução e eliminação em longo prazo.
 

Métodos Utilizados:
Os métodos mais utilizados são Luz Intensa Pulsada (LIP), laser de iodo, Alexandrita e NdYag.
Cada tecnologia tem características particulares que as diferenciam. Em comum, todos os sistemas usam a luz de alta energia, que age atraída pela melanina.
Todos são eficazes, desde que utilizados por profissionais habilitados. O que define um bom profissional é o domínio que ele possui com o aparelho utilizado.

Como age e quais são os riscos?
O mecanismo de ação é simples: quando a luz do laser atinge o pelo, gera uma energia que é atraída e captada pela melanina, pigmento presente na haste do fio e responsável pela sua coloração. Esta energia térmica destrói ou retarda a capacidade do folículo de produzir um novo fio. Na prática, significa que os pelos mais claros têm menos melanina e respondem menos ao método, já os mais escuros absorvem mais a luz do laser. Portanto, nos fios grossos e escuros o tratamento é mais eficaz. Por outro lado, justamente por conta desta questão de que o laser é atraído pela melanina, peles bronzeadas, morenas e negras devem ser tratadas com muito critério, porque as chances de ocasionar queimaduras e manchas são maiores. Nestes casos, a melanina da pele se confunde com a do pelo e isto pode provocar manchas escurecidas. Mas, é facilmente controlado com a potência de emissão da luz, o tempo e o tipo de pulso administrados, o que ocasiona o aumento do número de sessões durante o tratamento.

As fases de Crescimento do pelo são 3:
Anágena - Crescimento
Catágena - Intermediária
Télogena - Repouso

 

Os pelos de uma determinada região estão em diversas fases de crescimento.
É na fase Anágena, que os pelos se encontram muito próximos da parede do folículo piloso, que é mais estreito, sendo nesta fase que os pelos são eliminados, dado que existe uma maior concentração de melanina e maior contato com as estruturas que permite sua destruição, motivo pelo qual  são necessárias várias sessões, com intervalos distintos, dependendo  do paciente homem ou mulher, do tipo de pelo, sua estrutura e cor, tonalidade de pele, e equipamento utilizado.

 

Em cada sessão, uma parte do pelo, bem como sua capacidade de produção de novos pelos, é eliminada e nas sessões subsequentes consegue-se um resultado mais efetivo.

Contudo, há alguns critérios de restrição, aos quais só com o consentimento médico, como:

- Gestantes e lactantes;
- Diabetes;
- Epilepsia;
- Lupus;
- Implantes dentários;
- Histórico de queloides ou doença de pele;
- Inflamação, infecção ou feridas abertas;
- Somente após 6 meses de uso de Isotretinoína;
- Somente após 3 meses de uso de medicação fotossensibilizante: tetracilinas, sulfonas;

 

Cuidados antes da sessão:
  - O ideal é ficar pelo menos 3 semanas sem tomar banho de sol antes de iniciar o tratamento;
  - Não retirar os pelos com pinça ou cera nas 4 a 6 semanas antecedentes à sessão;
  - Retirar os pelos com lâmina de barbear, antes da sessão.

 

A aplicação dói?
Há um desconforto em cada disparo. A sensação de ardência varia conforme a sensibilidade de cada um, a área que está sendo depilada, o nível de stress e até o período do ciclo menstrual, quanto mais fina e sensível for a pele, maior a sensação de desconforto. O uso de anestésicos locais, tornam as sessões menos doloridas.

Quanto tempo leva o tratamento?
Normalmente são necessárias, pelo menos, cinco sessões para que os resultados sejam significativos, mas a quantidade total pode variar de indivíduo para indivíduo. E muitas vezes são necessárias sessões extras, em intervalos de oito a 12 meses para manter o resultado.

 

Como fica a pele depois da sessão?
No período pós-procedimento normalmente não há dor, mas é comum a pele ficar vermelha e em alguns casos, irritada, principalmente nas pessoas mais sensíveis. Esta sensação desaparece depois de algumas horas, e pode ser amenizada com a aplicação de água termal e cremes à base de corticoide ou calamina na região tratada, aliviando os sintomas. Evitar calor, transpiração intensa, sol no local e o uso de protetor solar FPS 30, no mínimo.
 




O Portal em Forma tem caráter informativo baseado em artigos e textos de fontes reconhecidas. Orienta, mas não substitui o aconselhamento de um especialista, seu diagnóstico ou tratamento. Nunca ignore o conselho médico na busca de tratamento ou melhorias na qualidade de vida e saúde. Um médico, Educador Físico, Personal Trainer ou Nutricionista podem lhe orientar. E se você acha que pode ou está tendo uma emergência médica, procure imediatamente um especialista.


ESTE É UM MATERIAL EXCLUSIVO DO PORTAL EM FORMA. O Portal em Forma não autoriza a cópia parcial ou total de qualquer texto da sua Revista Digital, de acordo com a lei 9610/98. O Portal em Forma também proíbe qualquer tipo de divulgação de seus textos em diretórios e agregadores de links sem a sua autorização. Qualquer cópia será banida.


Dra. Gisele  Zomer

Fisioterapeuta Dermato Funcional

Mais recentes de Dra. Gisele Zomer

Pesquisar Anúncios

Tipo e quantidade de alimentos O objetivo nutricional da refeição pré-exercício é reforçar as reservas de glicogênio nos músculos e no fígado para ...

Você começou o ano traçando metas para emagrecer? Prometendo para si mesmo que este ano ia ser diferente? Decidiu eliminar de vez aqueles quilinhos ...

Conheça algumas fontes naturais. Vamos falar sobre a testosterona? O que é? O que faz? Por que todo mundo quer aumentar os níveis de testosterona? ...

 

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account