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Que idade você aparenta ter?

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Já ouviu falar em ageless? Então vamos lá... Quantos anos você tem? Quantos anos você aparenta ter?  Estamos vivendo nos dias de hoje uma geração sem idade, ser uma pessoa ageless é não conseguir definir de forma notória a idade que possui.

Maristela A. da Rosa Balas 46 anos

O termo “ageless” surgiu com a contemporaneidade e a longevidade que hoje está ao alcance de todos. A curta expectativa de vida na metade do século XX fez que um indivíduo de 50 anos fosse visto e acabasse se sentindo como um senhor de idade, prestes a se aposentar com baixas expectativas e projetos. Ou seja, não havia mais tempo para se questionar relacionamento ou profissão, muito menos sentimentos e desejos naturais.

 

Nos dias atuais, tudo mudou. O mercado dos cosméticos, os avanços da medicina e dos nutricosméticos, consumos em geral, teve que ser reestruturado para entender (e atender) este novo mercado de velhos jovens de 40-50-60 anos. Homens e mulheres que passaram dos 50 anos, são vistos hoje com grande foco pela gastronomia, pela indústria da moda. De modo geral os cinquentões atuais (e cada vez mais), gozam de boa saúde e têm disposição como qualquer jovem abaixo de 30 anos, vivem cada vez mais e melhor. A idade cronológica deixou de determinar o modo de vida dessas pessoas, e isso nunca foi possível antes. Para os ageless, o que mais importa, é a capacidade funcional, social e emocional. Elas estão ligadas a redes sociais como Face Book, Blogs, Instagram, Snapchat, Twitter... 

 

Os produtos e serviços que antes eram apenas direcionados ao público jovem começam a ganhar adeptos entre quase todos desta geração, que passou a ser a mais consumidora de todos estes produtos. Compram roupas nas mesmas lojas dos jovens, costumam viajar juntos e não raro frequentam as mesmas festas. Esta nova geração sem idade rompe definitivamente com este padrão convencional em que o comportamento está diretamente ligado à idade.
 

A ascensão da nova geração sem idade pode ser notada nas campanhas publicitárias. Hoje, os cinquentões e sessentões estão no centro das mudanças na publicidade. É o grupo demográfico que mais cresceu nos últimos anos, porque lutam para preservar sua qualidade de vida e consequentemente livre de doenças.
O forte movimento trouxe o termo “ageless”, que inicialmente denominava os “baby boomers”, os nascidos no pós-guerra (quando aconteceu uma “explosão de bebês” na 2ª Guerra Mundial). Acadêmicos explicam que o ser humano possui esta característica de aumentar a reprodução quando se sente ameaçado ou em perigo, e dividiram os “baby boomers” em dois grupos de gerações distintas: a primeira engloba os nascidos entre 1946 e 1954, e a segunda geração, os nascidos entre 1955 e 1964.

Esta nova geração possui renda mais consolidada, tem um padrão de vida estável, prefere qualidade à quantidade, sofre pouca influência de marcas, não vê o preço como obstáculo para perseguir um desejo, é firme, madura e decidida em suas decisões e não se influencia facilmente por outras pessoas.
A nova geração “ageless” se comporta tanto física como mentalmente com mais jovialidade, e independência.  Tem o pensamento jovem e atual, buscando inovações constantemente, no entanto de fato não é possível enquadrá-la em uma faixa etária. A nova forma de ver (e viver) a vida, fez com que esta geração “ageless” não mais se importe com a contagem do seu aniversário, pouco valorizando (e não mais escondendo) o nº de velinhas que são colocados em cima do bolo, se importam é com a sua qualidade de vida.

Ser “ageless” fisicamente é manter a vitalidade dos 20-30 anos mesmo num corpo de 40-50-60 anos, respeitando suas limitações naturais, mantendo uma alimentação saudável, atividades físicas regulares, vestir-se com modernidade, sem exageros e de forma prazerosa.
Sentir-se “ageless” mentalmente é transitar com leveza pelo universo dos 18 aos 80 não se aquietando frente à idade e sim questionando relacionamentos pessoais e profissionais, que englobam questões familiares e sociais.
O verdadeiro “estilo ageless de ser” é saber lidar com seu próprio corpo, atualizando seus sentidos, sem perder o estilo e a beleza que cabem na própria idade cronológica, sem exageros, pois cada idade tem a sua própria beleza, e usar isso a seu favor é um dom da geração sem idade.
Viver a vida em sua plenitude é fundamental. O segredo da vida é o ciclo em que seguimos todos juntos, pois caminhamos para o envelhecimento.

 

  O fenômeno ageless é o resultado dos avanços das ciências da saúde e mudança de comportamento e de mentalidade. Ter idade é aliar-se experiência à prática, diplomacia às atitudes coerentes que pessoas maduras adquirem. Estar com idade é não carregar o peso do fracasso; ao contrário, é chegar ao ápice da sabedoria; é oportunidade. É uma etapa normal da vida, é apenas graça; é crescer; é ter vontade permanente de ser; é alguém experiente vivendo mais e melhor. Ter idade é compartilhar as experiências que foram adquiridas ao longo do tempo, ser professor da vida, cobrando-se menos, brindando mais com a família e os amigos, rindo de si mesmo e das situações que foram difíceis e superadas ao longo da vida, isso é ser um verdadeiro ageless.




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Alessandra Françoise

Cosmetologia e Estética

Atuante há quinze anos na área de Estética Facial, pioneira em Designer de Sobrancelhas na cidade de Itajaí e detentora de um extenso currículo certificado com mais de 90 cursos.

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