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Saúde em Foco Parte II

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Aqui como o próprio nome diz, a saúde é o foco!! 

Na primeira edição da revista foi publicada uma matéria (redigida por mim) intitulada “A saúde é foco”, sobre a importância de dar o primeiro passo para que tenha uma vida saudável. Sem dúvidas, a primeira coisa que você deve fazer é uma análise da sua alimentação e de preferência uma reeducação alimentar com a ajuda de um profissional em nutrição.

Dando continuidade à série de dicas indispensáveis, nesta segunda edição, o foco será as atividades físicas. Um programa de atividades físicas regular deve fazer parte da rotina de todas as pessoas. Se você ainda não tem uma rotina ativa, que tal começar agora?

 

Ok! Mas por onde devo começar? 

Procure um profissional de educação física e peça que monte um programa de atividades físicas para a sua semana. 
Atentem para o fato de “procurar um profissional de educação física”! Este sim tem a formação necessária para cuidar de você sem o risco de lesionar-se!

 

Na verdade, todo exercício físico gera uma sensação de bem-estar pelo fato de liberar endorfina. ENDORFINA é uma substância natural produzida pelo cérebro durante e após uma atividade física que regula a emoção e a percepção da dor, ajudando a relaxar, gerando prazer! 

A endorfina é considerada um analgésico natural, reduzindo o estresse e a ansiedade, aliviando as tensões e é recomendada no tratamento de depressões leves.

Então por que levar uma vida sedentária? São inúmeros os benefícios que você pode ter com um programa de atividades físicas regulares.  A pessoa ativa tem mais disposição para desempenhar suas atividades diárias, manter o peso adequado, melhoria do funcionamento do organismo, mantendo os exames de rotina com bons resultados, tem mais agilidade e alonga-se com mais facilidade e assim, consequentemente menos dores e menos problemas de saúde.

 

Procure uma atividade que se encaixe aos seus horários e mantenha uma frequência ao praticá-la. Você pode praticar mais de uma atividade física, alternando-as entre os dias da semana. Um bom exemplo que se encaixa para todas as faixas etárias é treinar musculação três vezes por semana (exemplo: segunda, quarta e sexta-feira) e uma atividade aeróbica de duas a três vezes por semana (exemplo: terça, quinta e sábado).

Assim como praticar atividades físicas é muito importante à saúde, ter um dia na semana para descansar também é de suma importância. Como qualquer outra coisa na vida, o exagero não faz bem.

E então? Vamos levantar deste sofá? Matricule-se em uma academia e desfrute de todas as aulas que tiver vontade e tempo! É de suma importância as atividades físicas a sua saúde!

 

Depois que você pegar o ritmo, abandonado o sedentarismo, você se sentirá melhor em relação a tudo na vida! Entre no ritmo, assim você terá mais disposição e passará a encarar a sua qualidade de vida como prioridade em seu dia a dia. Experimente, apaixone-se e aventure-se neste mundo maravilhoso das atividades físicas!

 

  Sobre qual atividade escolher? O ideal é que você pratique exercícios que sejam prazerosos. Quando gostamos da atividade física que estamos praticando, ela nos gera bem-estar e sensação de dever cumprido sem obrigatoriedade.




O Portal em Forma tem caráter informativo baseado em artigos e textos de fontes reconhecidas. Orienta, mas não substitui o aconselhamento de um especialista, seu diagnóstico ou tratamento. Nunca ignore o conselho médico na busca de tratamento ou melhorias na qualidade de vida e saúde. Um médico, Educador Físico, Personal Trainer ou Nutricionista podem lhe orientar. E se você acha que pode ou está tendo uma emergência médica, procure imediatamente um especialista.


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Juliana Rosano

Graduação em Educação Física
Pós Graduação em Musculação e Treinamento de Força pela Gama Filho-RJ

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