Search - Remove Shortcode
Matérias

5 regras básicas do EMAGRECIMENTO

Escrito por

Reduzir o percentual de gordura corporal não é fácil, mas com essas dicas você começa a notar os resultados em poucos dias. Sim, poucos dias para notar a diferença, mas para alcançar sua meta? Vai depender de quanto você precisa perder e do seu esforço em seguir essas regras direitinho.

 E acredite, isso deve ser encarado como uma mudança no seu estilo de vida. Hoje ser saudável não é somente por questões estéticas ou por estar na moda. É para garantir mais disposição no seu dia-a-dia, bom humor, autoestima, saúde e prevenir diversos tipos de problemas, de uma simples gripe a uma doença cardíaca.

Apesar de muito gente não concordar ou não associar, nossos hábitos alimentares influenciam diretamente no nosso bem estar, na nossa saúde física e mental. E se você não quer chegar ao extremo para começa a se cuidar, a hora é agora!

REGRA 1 – AÇÚCAR

Esqueça completamente que alguém, algum dia, inventou o açúcar refinado. É questão de hábito, quanto mais a gente come, mais sente vontade e mais vínculo temos com o perigo. A ingestão excessiva de alimentos ricos em açúcar pode desencadear de excesso de peso, 0besidade e até o Diabetes. E Diabetes, se não controlada, pode agravar ainda mais seu estado de saúde. Há casos de pessoas que, por consequência do Diabetes, perdem a visão ou são obrigadas a ter que amputar seus membros. E faça o teste, elimine o açúcar da sua dieta durante o tempo e, para a alegria de 10 em 10 mulheres, sua celulite vai diminuir. Sim, faça um esforço e note a diferença, é visível!

REGRA 2 -  GORDURAS SATURADAS

Gorduras fazem bem para o nosso corpo, mas saiba diferenciar as boas das ruins. As gorduras boas, que participam de diversas reações metabólicas do  corpo, ainda podem ajudar a diminuir consideravelmente a gordura corporal e reduzir o colesterol ruim. Excelente para evitar problemas cardiovasculares.

Invista em alimentos como as oleaginosas – castanhas, nozes, amêndoas -, assim como no azeite de oliva, óleo de coco, de girassol ou de linhaça. Estão falando mal do óleo de coco? Esqueça, há médicos que só prescrevem óleo de coco na dieta por ser rico em ômegas 3, 6 e 9 e ainda é muito mais saudável e mais “limpo” que outros óleos. O que você deve eliminar é o óleo de canola e de soja. Estes sim, são um veneno para nossa saúde.

Mais alimentos com gorduras boas que devem fazer parte da sua dieta: abacate, linhaça, chia, sementes de girassol, gergelim, peixes, gema do ovo (sim!) além dos já citados acima. O que você deve evitar totalmente são as frituras e as gorduras aparentes das carnes, assim como alimentos altamente processados como apresuntados, linguiça, salsicha, lasanhas congeladas.

REGRA 3 – SÓDIO

Na dúvida sobre o que comer, opte sempre por aquele alimento que é você quem prepara. Alimentos congelados, embutidos, industrializados nunca fazem parte da rotina alimentar de quem tem um corpo enxuto e sarado. Esse tipo de alimento, que você nunca sabe como realmente é feito, é riquíssimo em gorduras saturadas, ou até trans e é recheado de sódio. Esses dois servem para conservar e realçar o sabor até chegar na sua mesa, depois de meses nos freezers de supermercados.

Se quer comer uma lasanha sem prejudicar sua perda de peso, faça de berinjela em casa com carne moída (patinho ou músculo). Se o tempo está curto, observe sempre nas embalagens as informações nutricionais e escolha aquilo que não contém açúcar, excesso de gorduras saturadas e sódio altíssimo. Vai notar que sobrarão poucas opções, o que resta é ir na parte de hortifruti, açougue e prateleiras de alimentos crus como arroz, cereais. E a noite deu vomtade de comer bem? Se você está firme na dieta, vá de omelete com frango desfiado por cima mesmo – no marmitex para o almoço ou quando chegar em casa.

REGRA 4 – FARINHA DE TRIGO REFINADA BRANCA = CARBOIDRATO SIMPLES = AÇÚCAR

Se você cortou o açúcar, a gordura saturada e o sódio, vai notar que sua alimentação é mais natural e infinitamente mais perto do seu objetivo. Mas não esqueça agora dos carboidratos. Sim, o grande ladrão de sonhos do corpo perfeito. Diminua a ingestão dos carboidratos simples (que é açúcar) como os alimentos feitos com farinha de trigo refinada branca (aquele escrita nas embalagens – farinha de trigo enriquecida com ácido fólico).

Se você eliminar da sua dieta tudo que leva farinha de trigo branca, a vitória é sua! Parece difícil, mas depois você se acostuma com o prazer de ficar muito mais satisfeito com menos comida. Isso porque os alimentos que não levam farinha de trigo branca geralmente são feitos com cereais integrais, que contém muitas fibras e você fica saciado por mais tempo.

Farelo de aveia, farinha de girassol ou de arroz integral, farelo/fibra de trigo, fibra de soja são ingredientes que devem estar presentes na sua dispensa. Com eles, você faz bolos, tortas, massa de pizza e tudo que imaginar. Mas se você quer emagrecer mesmo, deve encarar a realidade de que aquele tempo que sobra sem fazer nada você vai ter que planejar e preparar suas refeições. Começo difícil, mas depois você pega gosto pela cozinha e quando menos espera está preparando pratos diferentes e saudáveis e o melhor, sem encostar a barriga no fogão.

REGRA 5 -  MOVIMENTE-SE

Gaste mais calorias do que consome. Isso é a lógica, se seu corpo consome mais energia, vai usar suas reservas para poder realizar todas as suas atividades diárias. Vá pela escada ao invés do elevador ou escada rolante, caminhe, mexa-se, faça qualquer atividade física que lhe dá prazer, matricule-se em uma academia e se já está treinando, pulando, correndo e não está vendo resultados, pode ser que o erro esteja ou na sua alimentação ou na frequência com que você vai à academia.

Ficou na dúvida do que comer?

- Mais proteína e menos carboidratos. Mais saladas, verduras, legumes e menos pães, doces, bolos e tortas feitas com farinha de trigo refinada branca.

- Fast foods e sucos artificiais com açúcar? Lá uma vez ou outra, mas espere primeiro ver os resultados e depois veja se vale a pena queimar todo seu esforço com esse tipo de “alimento”.

- Arroz integral, granola sem açúcar, pães integrais (integral mesmo) estão permitidos, mas não exagere nas doses.

- Queijos somente os magros como ricota, minas, muçarela de búfala, tofu, cottage. Geléias, opte pelas que não contém açúcar. Dica: Experimente fazer panqueca com 1 ovo, 1 colher de fibra de soja, coloque na frigideira untada (de leve), fica deliciosa com recheio de queijo branco + geléia ou queijo branco + tomate + peito de peru + orégano.

- Deixe sempre com você uma barrinha de cereal sem açúcar ou de proteína ou então um mix de castanhas com frutas secas. Na hora da vontade de um docinho, já tem o que comer sem sair da dieta ou ficar com a consciência pesada.

- Se na sua empresa, as pessoas costumam reunir-se a tarde para comprar aquela nega maluca com refrigerante, seja você o exemplo e opte pelo seu lanchinho saudável. Dê você a dica de alimentos que poderiam ser consumidos – iogurtes, granolas, bolos integrais (feito com farelo de aveia ou gérmen de trigo a venda em lojas de produtos naturais), cookies integrais, sucos sem açúcar ou água de coco, salada de frutas com iogurte natural, opções leves e gostosas não faltam.

Essas são as 5 regras básicas e certeiras das pessoas que conseguem emagrecer de maneira saudável, em pouco tempo e sem efeito sanfona. É um novo estilo de vida, uma maneira mais prazerosa de ver a vida e de se sentir bem. Comer umas besteirinhas de vez em quando é legal, ninguém é de ferro, mas no seu dia-a-dia, na sua rotina, ser saudável é o que melhor oferece resultados, sem passar fome, sem dietas restritivas, sem indisposição e com muito bom humor.




O Portal em Forma tem caráter informativo baseado em artigos e textos de fontes reconhecidas. Orienta, mas não substitui o aconselhamento de um especialista, seu diagnóstico ou tratamento. Nunca ignore o conselho médico na busca de tratamento ou melhorias na qualidade de vida e saúde. Um médico, Educador Físico, Personal Trainer ou Nutricionista podem lhe orientar. E se você acha que pode ou está tendo uma emergência médica, procure imediatamente um especialista.


ESTE É UM MATERIAL EXCLUSIVO DO PORTAL EM FORMA. O Portal em Forma não autoriza a cópia parcial ou total de qualquer texto da sua Revista Digital, de acordo com a lei 9610/98. O Portal em Forma também proíbe qualquer tipo de divulgação de seus textos em diretórios e agregadores de links sem a sua autorização. Qualquer cópia será banida.


Redação PEF

Uma Revista Digital com conteúdo atualizado constantemente para informar, orientar e incentivar a prática de hábitos saudáveis.

Mais nesta categoria: 5 hábitos a tarde que engordam »

Pesquisar Anúncios

Todo mundo sabe da importância dos suplementos alimentares na vida dos atletas e pessoas no geral, como o próprio nome já diz: Eles “complementam” a ...

A fruta é obrigatória na primeira refeição do dia e está afinando a cintura dos japoneses, fãs de carteirinha da Dieta Matinal da Banana.

Você já deve ter ouvido falar dos antioxidantes, aqueles que: Retardam o processo de envelhecimento; Previnem de doenças crônicas; Combatem os ...

 

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account