Search - Remove Shortcode
Matérias

Coaching de Emagrecimento

Escrito por

Você começou o ano traçando metas para emagrecer? Prometendo para si mesmo que este ano ia ser diferente? Decidiu eliminar de vez aqueles quilinhos indesejados?

Excelente! Você já tem a vontade de realizar sua meta, e isto é um ótimo ponto de partida. Você já analisou o que fará para eliminar os quilinhos indesejáveis? 
O processo de emagrecimento envolve uma mudança radical de estilo de vida, englobando muito mais do que a alimentação saudável e a prática de atividades físicas.

Uma das estratégias de como você pode fazer para chegar ao seu objetivo é com o “Coaching de Emagrecimento”. Mas o que significa Coaching de Emagrecimento?

De acordo com o Instituo Brasileiro de Coachnig (IBC), COACHING é um processo que visa aumentar o desempenho de um indivíduo (grupo ou empresa), aumentando os resultados positivos, através de metodologias, ferramentas e técnicas conduzidas por um profissional (COACH) em uma parceria com o cliente (COACHEE). Coaching é uma metodologia nova que busca atingir metas, solucionar problemas e desenvolver novas habilidades. O Coaching é um processo de aprendizagem e desenvolvimento de competências comportamentais, psicológicas e emocionais direcionado à conquista de objetivos e obtenção de resultados extraordinários.

Agora que você conhece um pouco sobre o Coaching serão apresentadas algumas estratégias para ajudar no desenvolvimento do processo.

 

PASSO 1: Defina sua situação atual (o problema).
Nesta etapa você vai definir como se encontra hoje e quanto pesa. Avalie sua situação emocional, financeira e de relacionamento. Defina como você está hoje em todos os aspectos, pois sabemos que o emagrecimento não envolve só perda de peso.

 

PASSO 2: Defina o seu objetivo (resultado desejado).
Nesta parte você não pode simplesmente emagrecer. Precisa ser mais específico. Como por exemplo, quero perder 10% de gordura ou, quero perder 5 quilos ou, quero entrar em uma calça 36, e assim sucessivamente. A definição do estado desejado é pessoal. Escolha o resultado que deseja e fique bem consigo mesma.

 

PASSO 3: Identifique todas as possíveis forças facilitadoras.
Agora, você identifica o que você tem facilidade de fazer para emagrecer. Por exemplo: comer frutas, caminhar, saber as calorias dos alimentos, etc.

 

PASSO 4: Identifique todas as possíveis forças dificultadoras.
Nesta etapa, você vai identificar o que você tem dificuldade de fazer para emagrecer. Por exemplo: ir para academia ou fazer qualquer atividade física, comer verduras ou alimentos integrais. Resgate em você coisas que estão impedindo de chegar ao seu objetivo. Não vale por preguiça.

 

PASSO 5: Analise as forças concentrando-se em:
Redução das forças resistoras: O que você poderia fazer para diminuir as forças dificultadoras no seu processo de emagrecimento? Por exemplo, se você não come fruta, que tal fazer suco de frutas? Se você não gosta de academia, faça outra atividade física. Nesta etapa, reflita o que você poderia fazer para tornar mais leve o que impede o ato de emagrecer.
Fortalecimento ou adição de forças impulsionadoras e favoráveis ao processo: Nesta parte você pensa o que poderia deixar animado para seguir com seu objetivo. Como colocar uma foto de alguém magro na parede, ler sobre histórias de superação, estudar sobre os benefícios dos alimentos, busque realmente o que impulsiona para o seu emagrecimento.

 

PASSO 6: Plano de Ações.
E agora o que fazer com todas essas informações que você identificou em você mesmo? 

É importante também refletir se a realização do seu objetivo depende somente de você? Não é possível formular metas para outras pessoas. A meta tem prazo para ser concluída? Qual o prazo?

Como você vai saber que está próximo de sua meta? Quais os sinais que perceberá? Por exemplo, o fato de você ir diariamente à academia, você percebe que está cada dia mais perto de chegar a sua meta

 

A meta definida respeita seus valores? Você já parou para pensar nos seus valores? Isto é muito importante para traçar seu caminho. Por exemplo, você não tem o objetivo de ficar maromba, mas quer emagrecer para prevenir doenças e cuidar da sua saúde. Então, seu treino e dieta têm que estar alinhados a isto. Seu valor, nesse caso, é saúde e não estética? Então se você ficar com alguns pneuzinhos, mas se estiver com seus exames de sangue dentro da normalidade, demonstra que você conquistou o desejado. Por isto, que cada um define o seu objetivo.

 

A meta definida está de acordo com sua visão de curto, médio e longo prazo? Para o seu dia, qual a meta que você traçou? Como, acordar cedo e caminhar. E qual a meta que você traçou até o final da sua semana? Sua semana de dieta conta sábado e domingo? Se não conta, você está preparado para entender que seu processo de emagrecimento pode demorar bem mais? Qual o tempo para sua meta?

 

E se seus planos não derem certo? Qual é o seu plano B? O que você fará se o curso da ação escolhida não der o resultado esperado? Se sua meta de acordar cedo todo dia para caminhar encontrar obstáculos? No momento que você traçar a meta é bom já ter um plano B, para que você perceba que não houve falhas em seu processo. Mas, lembre-se que não deve traçar metas maiores do que você possa atingir. Se você não está habituado a acordar cedo, não trace metas para acordar cedo todo dia para treinar. Coloque o treino em um horário mais estratégico. Colabore com o processo de emagrecimento, para que seja mais leve.

 

Então vamos começar? Isto mesmo comece hoje, comece agora! Não pense em começar na segunda-feira, chegue mais rápido ao seu objetivo, coloque em prática seus planos numa sexta-feira, pois também é possível. Descobrirá que acordar todo dia pela manhã com uma meta traçada proporcionará mais ânimo para enfrentar seu dia-a-dia.

 

Sua meta é superar a si mesmo, superar as suas limitações? Ir além do que você conseguiu ir no dia anterior? Um dos maiores coaches do mundo, Anthony Robbins, afirmou: “Na vida, muitas pessoas sabem o que precisa ser feito, mas poucas realmente tomam uma atitude. Saber não é o bastante! É preciso entrar em ação”. Sucesso em sua mudança de vida!




O Portal em Forma tem caráter informativo baseado em artigos e textos de fontes reconhecidas. Orienta, mas não substitui o aconselhamento de um especialista, seu diagnóstico ou tratamento. Nunca ignore o conselho médico na busca de tratamento ou melhorias na qualidade de vida e saúde. Um médico, Educador Físico, Personal Trainer ou Nutricionista podem lhe orientar. E se você acha que pode ou está tendo uma emergência médica, procure imediatamente um especialista.


ESTE É UM MATERIAL EXCLUSIVO DO PORTAL EM FORMA. O Portal em Forma não autoriza a cópia parcial ou total de qualquer texto da sua Revista Digital, de acordo com a lei 9610/98. O Portal em Forma também proíbe qualquer tipo de divulgação de seus textos em diretórios e agregadores de links sem a sua autorização. Qualquer cópia será banida.


Karine Louize Vincence

Pós Graduada em Nutrição Clínica – FEPAR
Pós Graduada em Nutrição Esportiva Funcional – VP
Professional & Self Coaching PSC – IBC
Nutricionista Clínica e Esportiva Funcional & Coach  
Pós Graduanda em Nutrição Clínica Ortomolecular, Biofuncional e Fitoterapia - FacRedentor

Pesquisar Anúncios

Você é frequentador assíduo da academia, treina pelo menos três vezes por semana, mas o corpo definido anda cada vez mais distante da sua realidade? ...

Se  sua dieta está sendo levada à sério, você segue as dicas de como manter seu organismo funcionando a todo vapor, mas mesmo assim continua ...

Ficou na dúvida na hora de escolher o grelhado? E o Salmão é mais calórico que frango grelhado? Qual é o mais saudável?

 

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account