Search - Remove Shortcode
Matérias

Troque os comprimidos por uma boa alimentação

Escrito por

Além de outras necessidades nutricionais que são aumentadas com o avanço da idade, são comuns entre os idosos as deficiências principalmente de vitamina D e cálcio.

 

O envelhecimento leva a uma redução da absorção intestinal da vitamina D ativa e da capacidade da pele de produzir o seu precursor, a vitamina D3. A reposição de vitamina D deve ser feita com cautela, pois é potencialmente perigosa, podendo levar a hipercalcemia e à morte. Procure, portanto, sempre um médico para orientá-lo.

A absorção do cálcio também reduz com a idade e sua suplementação pode ser essencial, principalmente em mulheres com risco de osteoporose. A suplementação de cálcio não é indicada para pessoas com histórico de cálculos renais de cálcio, hiperparatireiodismo primário, sarcoidose e com hipercalciúria renal.

Dessa forma, dar uma atenção especial para a dieta auxilia no aumento da quantidade consumida de vitaminas apenas pelo consumo de alimentos-fonte.

O leite, assim como seus derivados e os vegetais de folhas verdes são muito ricos em cálcio, sendo muito indicados para a alimentação da melhor idade.

As principais fontes alimentares de vitamina D são os óleos de fígado de peixes, alimentos derivados do leite, como a manteiga, queijos e ovos e margarinas enriquecidas. Lembrando que o consumo deve ser moderado para pessoas que apresentam hipertensão arterial, obesidade e colesterol elevado.

Nos idosos, tão ou mais frequente do que a desnutrição e a falta de vitaminas, ocorre a desidratação, que deverá ser apropriadamente diagnosticada e corrigida.

A alimentação do idoso deve ser seguida de maneira igual à de outras faixas etárias, com ressalva para o incentivo ao consumo de água e inclusão de alimentos que devem ter seu consumo aumentado nesse período em que o organismo exige mais nutrientes.

Para obter um nível satisfatório de vitaminas a solução é muitas vezes bem simples e prática: Consumir muitas frutas, legumes, verduras e outros alimentos presentes no dia-a-dia, pois eles possuem as necessidades mínimas de vitaminas. Se houver muitas restrições alimentares, é fundamental consultar um nutricionista, para uma adaptação balanceada das vitaminas necessárias e para a manutenção da boa saúde.




O Portal em Forma tem caráter informativo baseado em artigos e textos de fontes reconhecidas. Orienta, mas não substitui o aconselhamento de um especialista, seu diagnóstico ou tratamento. Nunca ignore o conselho médico na busca de tratamento ou melhorias na qualidade de vida e saúde. Um médico, Educador Físico, Personal Trainer ou Nutricionista podem lhe orientar. E se você acha que pode ou está tendo uma emergência médica, procure imediatamente um especialista.


ESTE É UM MATERIAL EXCLUSIVO DO PORTAL EM FORMA. O Portal em Forma não autoriza a cópia parcial ou total de qualquer texto da sua Revista Digital, de acordo com a lei 9610/98. O Portal em Forma também proíbe qualquer tipo de divulgação de seus textos em diretórios e agregadores de links sem a sua autorização. Qualquer cópia será banida.


Redação PEF

Uma Revista Digital com conteúdo atualizado constantemente para informar, orientar e incentivar a prática de hábitos saudáveis.

Pesquisar Anúncios

“Não consigo aumentar mais minha massa muscular” é o que muito se ouve hoje. A hipertrofia muscular consiste no desenvolvimento ótimo de seu ...

De acordo com a teoria do médico naturopata Peter D´Adamo, a reação do organismo a certos tipos de alimento, o metabolismo e a perda de peso estão ...

Bebida controversa e ao mesmo tempo preferência nacional, o famoso cafezinho do dia-a-dia sofre com suas repercussões se faz bem ou não à saúde. O ...

 

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account