Search - Remove Shortcode
Matérias

Dicas para viver muito melhor depois dos 60

Escrito por

Conheça as modificações naturais do seu corpo. Procure reconhecer, tirar dúvidas e aceitar as mudanças. Só assim poderá diferenciar o que é parte do envelhecimento e quais são as situações e problemas que podem comprometer a sua saúde.

 

Fórmulas milagrosas de rejuvenescimento não existem. O processo de envelhecimento acontece em todas as pessoas. O que se pode fazer com a ajuda da tecnologia é amenizar os efeitos do tempo com técnicas não agressivas que elevam principalmente a sua auto-estima. Evite usar medicamentos desnecessários ou indicados por leigos. Procure sempre orientação médica especializada.

Trace objetivos de vida e não deixe de fazer planos. Os idosos mais felizes e satisfeitos com sua idade são os que têm metas e são capazes de adaptá-los às condições impostas pelo envelhecimento.

Alimente-se corretamente. Aceite suas limitações, faça adaptações, previna complicações futuras. Consuma muitas frutas, verduras e legumes. Você certamente se beneficiará disso. Reduza o consumo de sal, alimentos gordurosos e bebidas alcoólicas. Não é bom para qualquer idade.

Faça de sua experiência de vida um ensinamento para os que estão ao seu redor – filhos, netos, amigos. Feliz do idoso que quer continuar aprendendo e não só ensinando.

Mantenha em alta a sua auto-estima. Se vista bem e como se fosse a um evento, não importa se for a mesma roupa da semana passada. Use perfume, cuide de seus dentes, de sua higiene e não se esqueça do sorriso no rosto e do brilho nos olhos de quem ama a vida.

Seduza. Procure sempre seduzir seu companheiro. Afeto, amor e sexualidade devem fazer parte de sua vida. Também melhora a auto-estima.

Saia de casa, caminhe, pratique atividades físicas moderadas em academias ou praças. Faça um passeio ou viagem, mesmo que vá ao lugar de sempre. Convide amigos e parentes para algo diferente.

Aprenda algo novo. Faça um curso ou explore as tecnologias como computador, procurando receitas, salvando fotos da família e de viagens. Leia livros e revistas sobre culinária, países, jardinagem, vinhos, carros e saúde.

Mexa-se: corpo e mente se beneficiarão com exercícios físicos. Informe-se sobre atividades desenvolvidas para a Melhor Idade – teatro, dança, viagens, passeios, reuniões, aulas, voluntariado, clubes, etc. Veja quais suas aptidões e interesses e ocupe sempre seu tempo com aquilo que lhe faz bem.

Evite a reclusão, a solidão. Participe das reuniões sociais e familiares, ouça e se faça ouvir, exponha as suas idéias e opiniões. Estar na Terceira Idade não quer dizer que não tenha vontades, interesses e valores.

Acredite que você é importante e que a felicidade depende principalmente de você. E o tempo é o menos importante quando os dias são vividos e não apenas assistidos.




O Portal em Forma tem caráter informativo baseado em artigos e textos de fontes reconhecidas. Orienta, mas não substitui o aconselhamento de um especialista, seu diagnóstico ou tratamento. Nunca ignore o conselho médico na busca de tratamento ou melhorias na qualidade de vida e saúde. Um médico, Educador Físico, Personal Trainer ou Nutricionista podem lhe orientar. E se você acha que pode ou está tendo uma emergência médica, procure imediatamente um especialista.


ESTE É UM MATERIAL EXCLUSIVO DO PORTAL EM FORMA. O Portal em Forma não autoriza a cópia parcial ou total de qualquer texto da sua Revista Digital, de acordo com a lei 9610/98. O Portal em Forma também proíbe qualquer tipo de divulgação de seus textos em diretórios e agregadores de links sem a sua autorização. Qualquer cópia será banida.


Redação PEF

Uma Revista Digital com conteúdo atualizado constantemente para informar, orientar e incentivar a prática de hábitos saudáveis.

Pesquisar Anúncios

Eu sempre fui contra a prática de atividade física em jejum mas cada pessoa tem sua opinião e tem a liberdade de pensar como quiser né? 

GUIA PRÁTICO PARA VOCÊ IMPRIMIR Para ter um corpo bonito e saudável é preciso se alimentar corretamente. E se você está disposto (a) a iniciar uma ...

Ainda que o melhor seja iniciar uma dieta desintoxicante com acompanhamento de um profissional, certos alimentos podem contribuir (e muito!) para a ...

 

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account