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A Saúde na terceira idade

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Conheça cinco exercícios para realizar em casa! Além de afastar o sedentarismo, os exercícios funcionais para idosos oferecem diversos  benefícios à saúde.
 

A atividade física para idosos ajuda melhorar a força dos músculos, aumenta os movimentos, ajuda a caminhar melhor, previne doenças como osteoporose, depressão e diabetes. Promove também o contato com outras pessoas, evitando o isolamento, dando mais qualidade de vida aos idosos.

A atividade física para os idosos deve ser feita com regularidade, fazendo parte de suas atividades do dia a dia, mas sempre sob prescrição de médico geriatra e orientados por um profissional de Educação Física, devidamente qualificado.

 

1Exercício para melhorar o equilíbrio e coordenação: andar na ponta dos dedos e calcanhares, caminhar para frente, para trás e para os lados, ultrapassando obstáculos colocados no chão (vasos de flores, almofadas, vassouras, baldes) o que for acessível para passar por cima, desviando dos obstáculos.

2Exercício para aumentar a agilidade: caminhe mais depressa, buscando sempre a superação.

3Exercício para aumentar a força dos músculos: Sentar e levantar da cadeira. Passar o pano no chão com rodo, limpar os vidros, alternando os braços direito e esquerdo.

4Exercício para alongar a coluna: ainda na cama se espreguice, abrace os dois joelhos juntos e depois um de cada vez por alguns segundos. Ao sair da cama, vire o corpo todo de lado, depois coloque as pernas fora da cama e levante o tronco com a ajuda do braço à frente do corpo, apoiando na cama e  levante-se.

5Exercício para melhorar a circulação e controlar a pressão alta: Inspire o máximo de oxigênio pelo nariz, sempre devagar contando até 5 segundos, em seguida expire o ar pela boca, também em 5 segundos e todos os dias vá aumentando um segundo. O benefício deste exercício consiste na melhoria de seu sono e consequentemente seu dia renderá muito mais.




O Portal em Forma tem caráter informativo baseado em artigos e textos de fontes reconhecidas. Orienta, mas não substitui o aconselhamento de um especialista, seu diagnóstico ou tratamento. Nunca ignore o conselho médico na busca de tratamento ou melhorias na qualidade de vida e saúde. Um médico, Educador Físico, Personal Trainer ou Nutricionista podem lhe orientar. E se você acha que pode ou está tendo uma emergência médica, procure imediatamente um especialista.


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Alessandra de J. Lopes

Especialidades: Personal Trainer, Exercício funcional, Treinamento Personalizado para Grupos Especiais (diabéticos,hipertensos, gestantes, terceira idade) e Reabilitação Músculo-Esquelético.

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