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Obtendo Ganhos, Maximizando Resultados!

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Todo mundo sabe da importância dos suplementos alimentares na vida dos atletas e pessoas no geral, como o próprio nome já diz: Eles “complementam” a sua dieta, melhorando assim sua performance e otimizando os resultados.
Vou citar aqui os meus preferidos, e por que devemos incluí-los no nosso dia-a-dia (lembrando que, todos aqui citados eu faço uso na minha dieta como atleta).

 

Começamos pelo mais conhecido:

WHEY PROTEIN: Proteína isolada. De absorção rápida. Essencial.

  • Por que tomar ao acordar: Uma dose de proteína, imediatamente ao acordar, você breca o estado catabólico do seu organismo no pós-sono e coloca ele no estado anabólico, pronto para construir mais músculos, então vamos tomar pelo menos 1 dose de whey ao acordar. Dosagem recomendada: 23g de proteína por dose.
  • Por que tomar antes do treino: 30 minutos antes de treinar garante um bom suprimento de aminoácidos no seu corpo, fazendo com que o processo de reconstrução muscular já se inicie durante o treino.
  • Porque tomar depois do treino: Aproveite a “janela da oportunidade” , tomando seu shake de whey até 30 minutos após o término do seu treino, isso vai garantir boa quantidade de aminoácidos para os músculos famintos devido ao treino intenso.

CASEÍNA ANTES DE DORMIR: Proteína de absorção lenta.

  • Antes de dormir é o melhor e mais indicado horário para se fazer uso da caseína, por ela ser uma proteína de absorção lenta, garante que seu corpo tenha aminoácidos por muito mais tempo para o processo de reconstrução muscular (e sem precisar acordar para comer).

GLUTAMINA: Aminoácido não-essencial.

  • Benefícios: Fortalecimento do sistema imunológico; Ajuda na reconstrução muscular pós-treino; Evita o catabolismo; e segundo pesquisas recentes: aumenta a liberação de GH (hormônio do crescimento) Será? Oo
  • Como tomar: Bom, eu tomo ao acordar 5g + 5g no pós-treino + 10g antes de dormir (lembrando que: isso é uma prescrição feita para mim).

ZMA A NOITE: Magnézio, Zinco e Vitamina B6.

  • Aumentam os níveis de IGF-1 (insulin-like Growth Factor 1) e Testosterona, o que promove um ótimo ambiente para o ganho de massa muscular magra.
  • Como tomar: De 30 a 60min antes de dormir são o suficientes para garantir um ótimo sono anabólico.

VITAMINA C: Antioxidante.

  • Poderoso antioxidante que ajuda a fortalecer o sistema imunológico e a inibir a ação do cortisol (hormônio catabólico) no seu organismo após um treino intenso.
  • Como tomar: 500mg ao acordar + 500mg no pós-treino irão manter suas células saudáveis, sua imunidade elevada e o catabolismo bem longe do seu pós-treino.

VITAMINA E: Antioxidante.

  • Tem a capacidade de reduzir os danos nas células musculares, contribuindo para uma melhor e mais rápida recuperação muscular. Também é importante para a saúde de unhas, cabelos e pele.
  • Como tomar: Cerca de 200 a 400ui junto da refeição pós-treino, ou conforme prescrição.

BCAA’S: Leucina, Isoleucina e Valina

  • Esses aminoácidos são responsáveis por impedir que seu corpo utilize seus próprios músculos como energia durante treinos intensos, evitando assim o catabolismo. Ajuda também na reconstrução muscular após os treinos.
  • Aumento da síntese de proteína obtido através da Leucina, o que faz com que você construa massa muscular magra mais rápido.
  • Como tomar: de 5 a 10g antes e depois do treino de musculação, ou conforme prescrição.

ARGININA: Vasodilatadora.

  • Ação vasodilatadora – aumento do fluxo sanguíneo nos músculos treinados, ajudando assim a transportar mais nutrientes e hormônios anabólicos para dentro das células musculares.
  • Como tomar: 3g antes de treino e 3g de 30 a 60min antes de dormir, ou conforme prescrição.

CHÁ-VERDE: Antioxidante com ação termogênica

  • Ajuda a inibir a enzima que quebra a noradrenalina, resultando assim em níveis metabólicos mais altos e consequentemente lipólise (queima de gordura). Se combinado com a cafeína, a mistura se transforma num poderoso suplemento natural, cheio de antioxidantes e com ação termogênica acelerando assim o metabolismo.
  • Como tomar: 3x ao dia (café da manhã, almoço e pré-treino), misturado com café puro sem açúcar e sem adoçantes, manterá a saúde das células (devido a ação antioxidante), e ainda acelera o processo de recuperação das células, inclusive as musculares do seu corpo.

TERMOGÊNICOS: Acelerador de metabolismo.

  • Aceleram o metabolismo, aumentam a temperatura do corpo durante o treino, inibem a ação de alguns hormônios e amplificam a ação de outros, e em algumas fórmulas e marcas tem ação de diuréticos, o que faz você eliminar o acúmulo de água subcutânea
  • Como tomar: Depende da marca, e da quantidade de cafeína presente na sua composição (uma dosagem normal são cerca 400mg de cafeína) .

MULTIVITAMÍNICOS: Mix de vitaminas

  • Como os hábitos alimentares modernos são pobres no consumo de verduras, frutas e vegetais os multivitamínicos são essenciais assim como o whey protein, pois as pessoas deixam de ingerir as quantidades necessárias de vitaminas e minerais. O que pra quem tem o objetivos de construir músculos é péssimo. Eu recomendo que se faça uso de um multivitamínico de marca importada, a qualidade é melhor.
  • Como tomar: Conforme prescrição.

WAXI MAIZE: Carboidratos (fornecedor de energia de forma constante) Baixo IG.

  •  Excelente digestão, sua capacidade extremamente alta de atrair outros nutrientes de difícil assimilação e com isso aumentar a absorção dos mesmo. É zero de açúcar, livre de glúten, não cria inchaço e não retém água.
  • Como tomar: Junto do seu shake de whey protein isolado no pós-treino, ou conforme prescrição.

Seguindo algumas dessas dicas você com certeza estará contribuindo muito para a melhora da sua performance nos treinos, deixando o catabolismo longe do seu organismo e consequentemente, um bom resultado.
Lembrando que: Suplemento não é comida. E não faz milagre! Você deve fazer a coisa certa em todos os sentidos, ou seja: Se alimentar corretamente, suplementar bem e treinar muito respeitando o  descanso.
Cuide da sua saúde. Vale muito a pena!




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Daniele Balas

Personal Trainer
Consultora On-line
Atleta IFBB SC

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