Benefícios das atividades aeróbicas para a saúde

Cuidar da nossa saúde é muito importante e por vezes muito custoso. Uma das maneiras de melhorar nossa qualidade de vida é realizar exercícios físicos, que proporciona diversos benefícios, dependendo da atividade escolhida.

Uma das atividades que pode ser sua aliada na saúde são as chamadas atividades aeróbicas. Praticar essa categoria de exercício físico pode não só melhorar sua saúde, mas também seu humor, já que atividades físicas reduzem o estresse.

Antes de começar a praticar qualquer exercício físico, é preciso consultar profissionais da saúde e de educação física para auxiliar nesta tarefa. É preciso saber quais são as atividades mais indicadas para o seu corpo e estado de saúde atual, para evitar riscos.

O que são atividades aeróbicas?

Atividades aeróbicas são atividades que, para produzir energia no corpo, precisam de oxigênio (O2). Diferente das atividades anaeróbicas, as atividades aeróbicas não necessitam de empreender muita intensidade durante a prática do exercício.

Isso porque, o que mais importa nessas atividades, é a prática delas com maior tempo de duração do que intensidade forte. Um exemplo disso é a tradicional caminhada ou corridas.

atividades aeróbicas

Benefícios das atividades aeróbicas

As atividades aeróbicas utilizam a maioria dos músculos em sua execução. Isto é importante para aumentar a atividade cardíaca de uma maneira saudável e regular e melhorar o funcionamento da respiração, auxiliando os pulmões.

Por se caracterizar pela longa duração e a não necessidade de aplicar muito esforço (ou intensidade), as atividades aeróbicas melhoram o nível de circulação de oxigênio pelo corpo, por isso melhoram a saúde do coração e do pulmão.

Outras vantagens são a melhoria da circulação sanguínea. Pessoas com má circulação podem fazer proveito de atividades aeróbicas, como caminhadas ou ciclismo, por exemplo, para ajudar a resolver o problema de circulação do sangue.

Quem também precisa controlar suas taxas pode se valer das atividades aeróbicas! Praticar exercícios aeróbicos ajuda a baixar as taxas de glicose, triglicerídeos e estimula a produção de insulina, evitando a diabetes.

Exemplos de atividades aeróbicas

São alguns exemplos de atividades aeróbicas:

  • Caminhada: fazer caminhada é uma das mais famosas atividades aeróbicas, recomendadas para pessoas sedentárias que desejam sair dessa situação.
  • Corrida: para quem já se sente seguro e acostumado com a caminhada, é possível iniciar uma leve e pequena corrida, tendo cuidado para ter equilíbrio e respeitar os limites do corpo.
  • Andar de bicicleta: um bom passeio de bicicleta é um exemplo de atividade aeróbica. Parece ser restrito a brincadeiras de crianças, mas andar de bicicleta é saudável e prazeroso, combinando melhora na saúde e no humor.
  • Pular corda: tão simples, mas tão benéfica. A brincadeira do pular cordas das crianças pode ser utilizada como exercício físico aeróbico que ajuda a melhorar o equilíbrio, a agilidade e as articulações.
  • Dança: incrível, mas até uma boa dança pode ser utilizado para o bem da sua saúde. Aproveite seus amigos e convide-os para dançar!

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Equilíbrio e ajuda médica

Sempre é bom praticar exercícios físicos, seja de qual natureza eles forem, com cautela e equilíbrio. Não se empolgue, realizando atividades mais do que o seu corpo pode aguentar, pois, isso é perigoso e prejudicial!

Peça orientação médica e ajuda de profissionais de educação física para realizar as atividades, para assim alcançar os benefícios tão almejados. No mais, aproveite a vida de uma maneira saudável!

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