Benefícios do Whey Protein – [Saiba Mais]

Mesmo que você não seja adepto da prática de exercícios, ou não viva uma rotina de academia, já ouviu falar de Whey protein. 

E se você é praticante assíduo de atividades físicas e sempre está presente na academia, além de ter ouvido falar, possivelmente também já usou Whey protein. 

Mas a pergunta que fica é: você sabe pra que ele serve? 

Se ainda não sabe, não pare de ler por aqui, pois nas próximas linhas você descobrirá todos os benefícios que este suplemento pode lhe proporcionar. 

Primeiramente, você precisa saber o que compõe este alimento tão conhecido por todos. A proteína extraída do soro do leite tem em sua composição alfa-globulina e beta-globulina. Whey protein é feito basicamente da extração dessa proteína. 

Seu sucesso entre os atletas, amadores ou profissionais, se dá ao fato de que os aminoácidos presentes nele são absorvidos pelo corpo de forma rápida e contêm substâncias que são capazes de participar ativamente da formação de tecidos e músculos. 

Para chegar ao ponto que é apresentado comercialmente, o Whey protein necessita passar pelo processo de industrialização, podendo assim possuir a consistência de pó. 

Seu sabor não é lá dos mais agradáveis, por isso é bem comum encontrar as versões saborizadas de chocolate, baunilha ou morango. 

Todos os tipos de Whey protein são iguais? 

A resposta é não. Existem basicamente três tipos comercializados, que são os concentrados, isolados e hidrolisados. O ideal é consultar um médico nutricionista para que, após uma avaliação nutricional, ele indique qual a opção mais indicada para seus objetivos e necessidades corporais. 

Mas vamos então entender quais as diferenças entre os três tipos citados: 

  • Hidrolisado: estudos comprovam que este tipo tem maior elevação nos níveis de insulina. Para serem absorvidas mais rapidamente pelo organismo, as proteínas já estão pré-digeridas. 

Geralmente, é utilizado no pós treino pois é capaz de auxiliar no aumento da massa e recuperação muscular. Como é uma proteína mais leve, é apropriada para repor de forma mais rápida os aminoácidos que foram perdidos durante o treino. 

  • Concentrado: esta versão apresenta cerca de 70% a 80% de proteínas em sua composição. É mais saboroso que os demais pois contêm em sua composição lactose e gordura.  

Este é mais indicado para repor alguma refeição ou servir como um complemento alimentar, caso você não tenha conseguido alimentar-se suficientemente durante o dia. 

  • Isolado: tem menos gordura, minerais e lactose em sua composição, sendo assim é possível alcançar níveis de mais de 90% de proteínas, o que lhe caracteriza para ser utilizado por quem tem por objetivo a perca de peso, além do ganho de massa muscular. 

Benefícios do Whey Protein

Quais os benefícios proporcionados por Whey protein? 

Segundo pesquisas, por si só as proteínas contidas no soro do leite já são capazes de proporcionar benefícios variados na questão de condição física dos atletas. Sua ingestão funciona no organismo como um sintetizador muscular aliado a perda de gordura de forma simultânea.  

Também é possível afirmar que altas concentrações de proteínas nas dietas dos praticantes de atividades físicas, tem um efeito termogênico, comprovado pela relação de gasto energético associado a absorção e metabolização das proteínas pelo organismo. 

Além disso, Whey protein pode atuar no sistema imune, já que as proteínas do soro possuem algumas funções imunes, por exemplo a fabricação dos anticorpos. 

Para facilitar o entendimento, vamos citar alguns dos principais usos do Whey protein. 

  • Nutrição: não pense você que o consumo de Whey é indicado apenas para quem busca uma melhora do desempenho físico. Ele também é indicado para pessoas em condição de desnutrição ou que tenha dificuldades tanto no ganho quanto na manutenção do peso.  
  • Cicatrização de feridas: como possui componentes que atuam no sistema imune, a proteína do soro do leite é capaz de trazer benefícios para pessoas que necessitam recuperar-se de queimaduras ou que possuam feridas crônicas, tais como as causadas nos portadores de diabetes. 
  • Pressão sanguínea e doenças cardiovasculares: pesquisa realizada nos EUA por pesquisadores da Universidade Estadual de Washington, constatou que pacientes diagnosticados com hipertensão que foram submetidos a utilização de bebidas contendo suplementos à base de Whey, tiveram a pressão sanguínea reduzida, diminuindo consideravelmente os riscos de acidente vascular cerebral ou ataques cardíacos. 
  • Exercícios: esta certamente é a principal utilização deste suplemento. Queridinho dos praticantes de atividades físicas, amadores ou profissionais, extraem o máximo de benefícios proporcionados por Whey protein.  

Os maiores benefícios proporcionados, e que sempre merecem destaque, são a preservação da massa muscular e perda considerável de peso por aqueles que consomem regularmente.  

É possível também afirmar que ele é altamente eficaz se ingerido após a realização dos exercícios físicos de alta intensidade, pois atua de forma ativa na recuperação muscular. 

Benefícios do Whey Protein

Mas qual a melhor forma de consumir Whey protein? 

A utilização vai variar diretamente de acordo com o objetivo traçado por você e seu nutricionista. É importante também considerar quais exercícios físicos serão realizados, a intensidade e a repetição dos mesmos. 

Se, por exemplo, seu treinamento for mais intenso, as perdas teciduais serão mais danosas, e por consequência o consumo da proteína para reposição e recuperação muscular será diferente daqueles que estão querendo apenas repor proteínas por falta de uma alimentação mais balanceada. 

Ele pode ser tomado antes ou após o treino, novamente respeitando o objetivo da sua utilização, e não há restrições quanto ao horário de seu uso. 

Ressalto que, apesar de ser benéfico em quase sua totalidade, você não deve substituir o consumo de proteínas de forma regular na sua alimentação. 

Como qualquer outro suplemento, seu consumo deve ser adequado à sua necessidade corpórea. Se ingerido em excesso, a longo prazo pode trazer danos ao sistema renal. 

Em resumo, Whey protein é um suplemento que pode ser utilizado para suprir ou complementar a necessidade proteica diária, não havendo restrição quanto aos horários de consumo ou tipos de refeições.  

A orientação médica é primordial para que não haja surpresas durante se consumo. Respeitando os limites do seu corpo, aliar o uso deste suplemento em sua rotina diária de exercícios, trará resultados incríveis ao seu corpo e à sua saúde. 

Leave a Reply

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>