Creatina vale a pena mesmo? Funciona?

Se você pratica exercícios de musculação e corrida que exigem explosão e força, já deve ter tido a dúvida sobre o que é a creatina e para que ela serve. Será que vale a pena tomar a creatina para ter um bom desempenho nos exercícios?

O que é a creatina?

Ela é um composto produzido pelos rins, fígado e pâncreas, a partir de aminoácidos como metionina, arginina e glicina. Ela também é encontrada naturalmente em peixes, frangos, carnes, ovos, leite e derivados e também nos frutos do mar.

No nosso organismo, a creatina fica armazenada nos tecidos musculoesqueléticos e em uma menor quantidade em nosso coração, cérebro, testículos e nos músculos lisos. No geral, nosso corpo é capaz de produzir cerca de 1 grama da creatina por dia e mais uma grama é ingerida na dieta.

Creatina vale a pena mesmo

Para que ela serve?

Esse suplemento é recomendado para aumentar a potência e força da massa muscular. Ela traz bons ganhos para os treinos quando é combinada com um programa de exercícios adequados e com uma boa dieta.

A creatina está envolvida na ATP, que é a fonte de energia utilizada pelos músculos em exercícios anaeróbicos com curta duração a alta intensidade, como saltos, musculação, corridas curtas e arremessos de peso.

O suplemento não aumenta a massa muscular, ela apenas eleva a tolerância do atleta e retarda a fadiga, fazendo com que seja possível usar cargas maiores e ter um ótimo desempenho nos exercícios, gerando, consequentemente, ganhos maiores. Quando a creatina é armazenada com água nos músculos, eleva o volume muscular.

Como tomar a creatina?

A maior parte vendida é em pó, com ou sem sabor. É recomendado que a creatina seja diluída em uma bebida de sua preferência ou em água, conforme seja a orientação do seu nutricionista.

Quando tomar a creatina? Antes ou depois dos treinos?

As pesquisas mostram que o momento em que a creatina é ingerida não é de efeito imediato, dessa forma não faz diferença toma-la antes ou depois do treino. Os seus benefícios são obtidos com uma ingestão de forma correta e regular.

Creatina possui efeitos colaterais?

É possível que algumas pessoas possam ter diarreia, náuseas ou dor de estomago ao consumir a creatina.

  • Contraindicações da creatina

Gestantes e crianças não devem fazer o uso do suplemento. No caso de idosos, é necessário verificar um médico para o uso da substancia.

  • Excesso de creatina

É importante a orientação nutricional para que não aconteça a ultrapassagem da dosagem. O uso excessivo de creatina a longo prazo pode causar disfunções nos rins, fígado e até mesmo alterar o ritmo cardíaco. Evite o exagero pois isso não fará diferença nas suas performances.

Creatina vale a pena mesmo

Creatina faz engordar?

A substancia pode fazer com que ocorra um ganho de peso pois com a dieta e treinos regulares, a creatina ajudará os seus músculos crescerem, fazendo com que seu peso suba, pois os músculos pesam, assim como a elevação da quantidade de água dentro deles, porém isso não fará diferença na sua gordura corporal.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>