Riscos do uso de esteróides

Atualmente as pessoas estão cada vez mais fissuradas em cultuar um corpo esbelto e próximo da perfeição. Com isso, está ficando muito mais comum elas utilizarem de métodos ilícitos para alcançar esse objetivo. Leia até o final e saiba todos os riscos do uso de esteróides.

Os esteroides, ou popularmente conhecidos como anabolizantes, tem ficado cada dia mais populares entre aqueles que buscam o tal do “shape perfeito”. Entre os esportistas também está bastante popular, seja para aumentar a competitividade, questões estéticas ou se recuperar de lesões.

Riscos do uso de esteróides

Consumo excessivo é prejudicial.

Muito se fala dos esteroides, e, no geral, a maioria das pessoas sabe que não faz bem ao corpo, trazendo danos que podem ser irreparáveis, a curto ou a longo prazo.

Os esteroides são produzidos a partir de um produto derivado da testosterona, hormônio que traz diferenciação entre as características de homens e mulheres. Atuam diretamente no crescimento ósseo, muscular e em tecidos do corpo.

Incorporado principalmente nas práticas esportivas, o uso de esteroides acaba sendo banalizado por atletas ou até mesmo os professores, que prometem e buscam melhoria de rendimento, sem mensurar os danos que esse consumo vai causar no seu organismo.

Culto ao corpo perfeito.

Atualmente, observa-se um incrível aumento no número de procedimentos estéticos. As academias estão a cada dia mais frequentadas e os cosméticos e produtos destinados a emagrecimento estão assustadoramente populares.

Com essa crescente, a utilização de substâncias ilícitas se tornou banalizada, tendo seu acesso facilitado, o que acaba contribuindo para essa crescente.

Outro detalhe que chama a atenção, é que esse uso está sendo imposto como o novo normal, e quem não utiliza é que é visto com maus olhos.

Riscos associados aos homens:

  • Impotência
  • Infertilidade
  • Hipertrofia da próstata
  • Atrofia testicular
  • Redução na contagem dos espermatozoides

Estes são apenas alguns dos riscos que o uso de esteroides pode causar nos usuários do sexo masculino.

Tanto em homens quanto em mulheres, seu uso acarreta no aumento de acnes, tumores no fígado, alucinações, aumento da pressão arterial e queda de cabelo.

Para as mulheres, o uso de esteroides ainda pode ocasionar no engrossamento da voz e podem surgir pelos além do normal, pode também aumentar o apetite e reduzir o tamanho dos seios.

Se prescritos, e usados sob orientação médica, os esteroides podem ser usados para fazer reposição hormonal em suas doses mínimas.

Riscos do uso de esteróides

Uso estético altamente perigoso.

Utilizados para aumentar o rendimento esportivo e para fins estéticos, os anabolizantes podem trazer sérios riscos e complicações para os usuários. Entregando uma fala aparência estética, seu uso pode trazer deformidades irreparáveis ao corpo.

Quando entram em contato com os músculos, os esteroides causam o rápido efeito de aumentá-los de tamanho, por isso eles são tão procurados por esportistas. Vale ressaltar que essa prática é considerada como Doping e o esportista pode ser punido por isso.

O que podemos afirmar é que os efeitos adversos causados por seu uso, estão diretamente ligados ao uso abusivo, indiscriminado e sem orientação médica, trazendo riscos e complicações muitas vezes irreversíveis.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>