Search - Remove Shortcode
Matérias

Intolerância a Lactose – Saiba Mais

Escrito por

Mais comum do que se imagina, é o diagnóstico de intolerância à lactose ou a identificação da sensibilidade a alimentos lácteos. Lactose é o açúcar do leite, e no caso de intolerância ou sensibilidade, significa que o indivíduo não consegue digerir, nem absorver adequadamente  a lactose e por isso não deve consumir leite e/ou qualquer derivado, inclusive alimentos cozidos, assados ou processados, que em seus ingredientes, possuem a lactose. Dentre eles estão: leite integral, semi desnatado e desnatado, queijos brancos e amarelos, requeijão, várias marcas de margarinas que possuem leite em sua composição, nata, creme de leite, iogurte e até alguns embutidos.

 

É importante observar sinais e sintomas, pois muitas vezes a intolerância ou sensibilidade ficam subclínicas, ou seja, não são identificadas em exame, são observadas através da sintomatologia individual. Os sintomas mais clássicos são: diarreia, constipação, gases, flatulência, distensão abdominal, enxaquecas, problemas de pele (como espinhas), dores articulares,  excesso de peso, dentre outros, que difere de pessoa para pessoa.

Atualmente a maior variedade de substitutos são os derivados da soja, desde o extrato (chamado de leite de soja), até iogurtes e queijos (tofu). Além da soja também é possível encontrar bebidas vegetais (“leites”) de arroz, castanhas, amêndoas, quinoa, gergelim, aveia e outros, que servem como base para receitas e vitaminas, por exemplo, no lugar do leite tradicional.

Nas situações de intolerância a lactose, os sintomas podem ser amenizados quando utilizadas as enzimas que facilitam o processo digestivo e absortivo. Estas podem ser utilizadas no momento do consumo do alimento lácteo (a orientação do consumo das enzimas pode variar dependendo da marca ou do tipo de enzima utilizada).

As enzimas, porém, devem ser utilizadas em eventualidades (como uma festa de aniversário) e não diariamente, pois se utilizadas indiscriminadamente, os sintomas podem continuar sendo percebidos acentuadamente, já que as enzimas não conseguem ter uma ação em 100% do intestino. No dia a dia o melhor tratamento é evitar os alimentos lácteos e substituí-los.

Não significa que todos nós devemos eliminar leite e derivados da alimentação, mas é importante observar  evidências que podem levar ao diagnóstico, já que a produção de lactase (a enzima) no ser humano tende a reduzir ao longo da vida, então não necessariamente nascemos com a intolerância, mas ela pode ser desenvolvida na infância, adolescência, fase adulta ou até na terceira idade. O diagnóstico é individualizado. Na dúvida, procure orientação de um profissional habilitado, para auxiliar no diagnóstico e nos cuidados. Sendo intolerante e não tomando os devidos cuidados, outras patologias podem aparecer a partir desta.




O Portal em Forma tem caráter informativo baseado em artigos e textos de fontes reconhecidas. Orienta, mas não substitui o aconselhamento de um especialista, seu diagnóstico ou tratamento. Nunca ignore o conselho médico na busca de tratamento ou melhorias na qualidade de vida e saúde. Um médico, Educador Físico, Personal Trainer ou Nutricionista podem lhe orientar. E se você acha que pode ou está tendo uma emergência médica, procure imediatamente um especialista.


ESTE É UM MATERIAL EXCLUSIVO DO PORTAL EM FORMA. O Portal em Forma não autoriza a cópia parcial ou total de qualquer texto da sua Revista Digital, de acordo com a lei 9610/98. O Portal em Forma também proíbe qualquer tipo de divulgação de seus textos em diretórios e agregadores de links sem a sua autorização. Qualquer cópia será banida.


Redação PEF

Uma Revista Digital com conteúdo atualizado constantemente para informar, orientar e incentivar a prática de hábitos saudáveis.

Pesquisar Anúncios

Leia esse artigo e descubra qual suplemento apresenta maiores vantagens para ganho de massa magra e hipertrofia.

Você já deve saber que para pular para um manequim a menos, você deve enxugar em torno de 4 a 5 kg, certo? E se você conseguisse essa façanha até a ...

Não. E muitas pessoas crêem  que ingerindo alimentos integrais estarão necessariamente consumindo alimentos light, pois acham que têm menos calorias ...

 

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account