Search - Remove Shortcode
Matérias

Como Fazer sua Dieta dar Certo.

Escrito por

Uma das maiores alegrias do meu dia-a-dia é acompanhar a evolução dos meus alunos; principalmente dos dedicados. A mudanças dos hábitos alimentares, o ganho de massa magra, a diminuição da gordura corporal, e o ganho de energia para as atividades da rotina do dia-a-dia deles… a satisfação é demais.

Quando um plano de metas é iniciado, por exemplo um plano de queima de gorduras: o corpo irá queimar gorduras em todos os lugares, e não somente em partes específicas. De acordo com a genética de cada um, o lugar onde você mais acumula gordura, geralmente é p último lugar onde você irá notar diferença, então DEVE-SE ter muita PACIÊNCIA. Essa é a palavra-chave para o sucesso dos seus planos.
Vou passar algumas dicas de sucesso, nada de novidade e realmente é isso: não há segredos! Porém para ser eficaz os seus planos de  metas precisam de 100% de dedicação e disciplina, só assim você poderá ver realmente bons resultados.

Alimentação e Dieta:

A dieta é o fator predominante, para qualquer objetivo. Nada é mais importante do que a comida que você ingere. Antes de mais nada você precisa manter o controle dos níveis de açúcar no sangue, por isso é recomendável que você faça de 6 a 8 refeições diariamente. Ok? Nessas refeições deve conter: carboidratos (porção pequena), proteínas (porção grande) e gorduras boas (porção bem pequena), e você pode fazer algumas combinações ótimas utilizando alguns desses bons alimentos: batata-doce, arroz integral, clara de ovo, queijo tipo cotage, peito de frango, peixes, carnes magras, oleaginosas do bem, verduras, legumes e saladas.

Não pense que uma alimentação para queima de gordura irá incluir: barras de cereais, biscoitos integrais, pães integrais, pois até mesmo os integrais deve se consumir com muita moderação, bolos, embutidos, qualquer tipo de doce ou refrigerantes, lanches e sucos de caixinha, etc. Esqueça esses alimentos! Se você deseja um corpo definido e magro e uma rápida queima de gordura corporal deverá seguir uma dieta limpa, quanto mais simples e natural for sua dieta, melhor.
A  redução de calorias pode sim ser feita gradativamente (principalmente se você nunca fez dieta na vida, ou leva uma dieta altamente calórica e nada “limpa”). Vá retirando os alimentos ruins e incluindo os bons gradativamente, dia após dia até entrar na linha e se acostumar. O ideal é que num prazo de 30 dias você já esteja seguindo 100% a dieta de segunda a segunda, e o famoso “dia do lixo” deverá ser feito somente depois de 6 a 7 meses de dieta. 

Organização e Horários: 

Você deve planejar seus dias, sem planejamento é impossível seguir um plano de meta e fazer uma dieta mais regrada.
O ideal é você comer a cada 2 a 3 horas (para manter os níveis de açúcar no sangue sempre controlados), evitando assim picos de fome e vontade descontrolada de comer guloseimas e besteirinhas fora de hora.
Bom, para seu plano dar certo:

  • Você  deverá comprar alimentos e suplementos e preparar suas próprias refeições e carregá-las sempre com você quando for trabalhar, sair, treinar ou pra qualquer lugar fora da sua cozinha.
  • Você deverá ter toda a sua dieta escrita colada na porta da geladeira! Tudo anotadinho, aí você só come o que está escrito ali, nada mais e nada menos do que o prescrito.
  • No inicio do seu plano, você pode ter um “diário alimentar”, onde você vai anotar ali o seu dia, tudo que você comeu, se teve algum deslize, se “pecou” em alguma refeição, se cumpriu todos os treinos…. essas coisas. Aí com o passar dos dias e semanas você poderá ler e repensar sobre os seus atos.

Como preparar suas refeições: Como você esta de dieta, suas refeições serão simples, um conselho meu: Deixe tudo pronto um dia antes, tudo cozido, e preparado. Compre uma bolsa térmica e muitos potes plásticos. Prepare suas refeições isoladamente ex: frango e batata-doce num potinho + salada verde em outro, aí caso onde você estiver tenha um microondas, você poderá esquentar sua comida sólida sem ter problemas com a folhas.
Leve com você sempre: Barras de proteínas magras, barra de cereais sem açúcar e sem chocolates, água, claras de ovos extras (isso mesmo! Cozinhe umas 6 claras por dia á mais, e deixe com você, caso você não tenha sua comida por perto, ou não dá pra ir até o carro buscar, você tem as claras pra salvar sua dieta e não deixar de se alimentar).

Suplementos e Vitaminas: 

Não se iluda com promessas milagrosas de corpo perfeito e definido, tomando isso ou aquilo, isso não existe! Ok? Se fosse tão fácil assim TODO MUNDO SERIA DEFINIDO E TERIA UM CORPO SAUDÁVEL, certo? Suplementos funcionam apenas como auxiliares e motivadores, mas não fazem o trabalho sozinho.
É todo um conjunto: TREINO + DIETA + SUPLEMENTOS + DESCANSO.
Para saber os suplementos que serão necessários para você, faça uma assessoria nutricional. Com base no seu tipo físico, objetivos e dieta um profissional da área poderá lhe indicar sem erros.

Treino:

Para cada 4g de músculos que você aumenta, o corpo em repouso consumirá de 30 á 50 calorias extras por dia. Então, conforme você intensifica seus treinos e desenvolve sua massa magra, com o passar dos tempos seu corpo vai virá uma maquina de queimar gorduras.
Eu recomendo que se treine TODOS OS DIAS na semana, dividindo corretamente seus treinos e descansando corretamente os músculos você conseguirá ótimos resultados, não se esquecendo dos aeróbios (para intensificar a queima de gorduras).
O treino de musculação não precisa ser longo, mas sim INTENSO! treine como um MONSTRO, não converse, não mate o treino. Procure um profissional de Educação Física para lhe orientar melhor.

Cardio:

Os cardios devem ser realizados de 3 a 5x por semana de 30 a 60 minutos, dependendo do seu nível de treinamento e o quanto de gordura você precisa eliminar.
Você pode fazer apenas um tipo de cardio, numa determinada frequência e duração, como pode também alternar os exercícios e os níveis de intensidades (médias e altas) durante uma mesma sessão.

É fácil lendo né? Porém, muita gente não consegue colocar isso tudo na prática. Consegue apenas 1 ou 2 itens dessa pequena lista, mas como eu já disse no inicio do post, tem que haver 100% de dedicação e disciplina.




O Portal em Forma tem caráter informativo baseado em artigos e textos de fontes reconhecidas. Orienta, mas não substitui o aconselhamento de um especialista, seu diagnóstico ou tratamento. Nunca ignore o conselho médico na busca de tratamento ou melhorias na qualidade de vida e saúde. Um médico, Educador Físico, Personal Trainer ou Nutricionista podem lhe orientar. E se você acha que pode ou está tendo uma emergência médica, procure imediatamente um especialista.


ESTE É UM MATERIAL EXCLUSIVO DO PORTAL EM FORMA. O Portal em Forma não autoriza a cópia parcial ou total de qualquer texto da sua Revista Digital, de acordo com a lei 9610/98. O Portal em Forma também proíbe qualquer tipo de divulgação de seus textos em diretórios e agregadores de links sem a sua autorização. Qualquer cópia será banida.


Daniele Balas

Personal Trainer
Consultora On-line
Atleta IFBB SC

Pesquisar Anúncios

Após o treino, o que nosso organismo mais precisa é repor as reservas de glicogênio, pois justamente essa reserva é o que possibilita o esforço em ...

Atualmente as pessoas, tanto mulheres como homens, estão à procura de alternativas que fazem com que percam aqueles quilos a mais e emagreçam. E os ...

Ainda que o melhor seja iniciar uma dieta desintoxicante com acompanhamento de um profissional, certos alimentos podem contribuir (e muito!) para a ...

 

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account