Search - Remove Shortcode
Matérias

Mulheres, emagrecimento e menopausa

Escrito por

Com o passar dos anos, as mulheres começaram uma busca desenfreada pelo emagrecimento. Mas vocês sabiam que um dia irão menopausar?

Pois é! No emagrecimento não ocorre simplesmente o ato de “eliminar gorduras”, mas também haverá perda de massa muscular e com o passar dos anos também de massa óssea. Estas são fundamentais para a manutenção e prevenção dos problemas relacionados à desmineralização óssea (osteopenias – doenças como osteoporose, artrite, artrose, desgastes articulares, etc.)

 

Não há uma idade exata para a menopausa: ela varia de mulher para mulher. Em média, ocorre entre os 45 e 55 anos. 

Com a sua chegada, a mulher fica mais vulnerável a estas perdas e consequentemente a instalação de uma doença relacionada à menopausa pode ser inevitável. 

Outro fenômeno que ocorre também são as mudanças no padrão de distribuição de gordura feminina. Durante toda a vida, as mulheres têm uma distribuição de gordura mais externa (exógena) como quadril, coxa e mamas. Porém, quem controla este padrão de gordura são os “hormônios femininos” (progesterona, estrogênio). Apesar da maioria das mulheres não gostarem dessas “gordurinhas”, o interessante é que sua distribuição como já mencionado é externa, e, contudo esse padrão passa a ser muito melhor para a prevenção das doenças relacionadas à obesidade (dislipidemias, síndrome metabólica).

 

Na menopausa, o que ocorre é a diminuição e a irregularidade desses hormônios, ou seja, os padrões de distribuição de gordura começam a se tornar mais internos (igual ao padrão masculino) e a mulher começa a acumular mais gordura na região visceral (abdominal). Aí mora o problema: começa-se um ciclo de doenças trazidas pela menopausa. Além do risco de osteopenias, aumenta- se o risco de doenças cardíacas. 

Mas onde entra a musculação nisto tudo?     
Primeiramente, é uma atividade que estimula a “síntese protéica” (captação, retenção e aumento das proteínas pelo músculo), e consequentemente também estimula a mineralização óssea, promovendo a síntese de cálcio pelos ossos, reduzindo muito o risco das osteopenias. Outro ponto é que a musculação oferece um alto gasto calórico (durante a sessão de treinamento e durante um bom tempo depois), além de promover o ganho de massa muscular. Uma vez que existe o aumento de massa muscular, ocorre paralelamente um aumento no gasto energético mesmo em repouso, ou seja, você vai gastar mais calorias durante o seu dia, melhorando e combatendo esse padrão de gordura visceral que pode ser adquirido com a chegada da menopausa. 

Viram só? Que tal começar já a inserir a musculação na sua rotina diária? Isso tudo não é fantástico? 

Então, mexa-se, oriente-se com um Profissional de Educação Física e um Nutricionista devidamente habilitados, pois estes lhe fornecerão as intervenções necessárias para a busca do seu tão sonhado emagrecimento saudável!


Boa Sorte!   
 




O Portal em Forma tem caráter informativo baseado em artigos e textos de fontes reconhecidas. Orienta, mas não substitui o aconselhamento de um especialista, seu diagnóstico ou tratamento. Nunca ignore o conselho médico na busca de tratamento ou melhorias na qualidade de vida e saúde. Um médico, Educador Físico, Personal Trainer ou Nutricionista podem lhe orientar. E se você acha que pode ou está tendo uma emergência médica, procure imediatamente um especialista.


ESTE É UM MATERIAL EXCLUSIVO DO PORTAL EM FORMA. O Portal em Forma não autoriza a cópia parcial ou total de qualquer texto da sua Revista Digital, de acordo com a lei 9610/98. O Portal em Forma também proíbe qualquer tipo de divulgação de seus textos em diretórios e agregadores de links sem a sua autorização. Qualquer cópia será banida.


Wellington Ferreira

Empresário e Personal Trainer 
Especialista em Obesidade e Emagrecimento
Cref 9621G-SC

Mais recentes de Wellington Ferreira

Mais nesta categoria: « A Saúde na terceira idade

Pesquisar Anúncios

Quando falamos em técnica de corrida, uma dúvida freqüente, tanto de corredores novatos como de experientes, é com relação ao comprimento e ...

Perder gordura corporal, certamente é um dos assuntos mais falados nas academias. Como fazer este ou aquele músculo se tornar mais visível, é uma ...

Ficou na dúvida na hora de escolher o grelhado? E o Salmão é mais calórico que frango grelhado? Qual é o mais saudável?

 

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account