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Os alimentos que tonificam seus músculos

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Você é frequentador assíduo da academia, treina pelo menos três vezes por semana, mas o corpo definido anda cada vez mais distante da sua realidade? Segundo o dermatologista americano Nicholas Perricone, provavelmente seu problema esteja lá na cozinha.

 

É isso mesmo, seu prato de comida pode andar sabotando o retorno do seu treinamento. Como isso ocorre? Deixando de comer peixes, salmão em especial, verduras, legumes, grãos e frutas. Esses alimentos combatem os radicais livres responsáveis pelo declínio na produção de colágeno, reduzem o acúmulo de gordura do corpo e elevam o tônus muscular.

Os peixes são requisitados porque rendem um estoque gigante de DMAE ao organismo substância imbatível no combate à flacidez. Além da proteína, as gorduras do bem, como azeite de oliva, amêndoas e azeitonas, são fundamentais. Quando ingeridas juntamente com outros alimentos, essas gorduras retardam a absorção do açúcar e isso reduz o estoque de gordura corpórea. Além disso, esses hábitos mantêm o colágeno protegido e saudável.

Mas nada de seguir qualquer dieta, é preciso ficar atento a suas necessidades. Em uma dieta elaborada por especialistas, é pesando sempre nos objetivos daquela reeducação alimentar e também no perfil de quem vai segui-la, tudo precisa ser desenvolvido de acordo com cada pessoa e considerando as propriedades de cada alimento.

Dessa maneira, pular refeições, jamais! 6 refeições por dia, a cada 3 horas é essencial para quem quer aquele corpo escultural.

Deixe de lado alimentos com índice glicêmico maior do que 50, como a batata, cenoura e doces em geral. Eles liberam radicais livres e comprometem a estrutura do colágeno, reduzindo sua elasticidade. As leguminosas como feijão, lentilha e grão-de-bico estão restritas à meia xícara de chá por refeição.

Fique atento

- Na refeição, inicie sempre pela proteína. Assim, é possível manter a taxa de açúcar em um nível pouco prejudicial, o que conta pontos na firmeza da pele, além de engordar menos. Procure acrescentar às suas receitas temperos e ervas antioxidantes como orégano, salsinha, tomilho, alho, limão e pimenta.

Recomenda-se beber pelo menos 2 litros de água por dia. A hidratação auxilia as reações químicas do organismo e, por conseqüência, acelera o metabolismo, auxiliando e muito na perda de peso.




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